Casas de Matriz Afro elegem nova diretoria da Feccamto para os próximos quatro anos

A eleição foi realizada no último domingo, 15, conforme edital de convocação publicado em tempo, convocando as 14 casas federadas para a eleição

Crédito: Divulgação

O sacerdote Gildener de Souza, conhecido como Pai Gil, dirigente da casa de Umbanda Tenda do Caboclo, em Palmas,  é o novo presidente da FECCAMTO -  Federação das Casas de Culto de Matriz Afro Brasileira do Tocantins. A eleição foi realizada no último domingo, 15, conforme edital de convocação publicado em tempo, convocando as 14 casas federadas para a eleição.

 

A Comissão eleitoral foi presidida pela então presidente da federação, Iyalorisá Ifalorè Efuntolá Aniseré -  Roberta de Osoguiã, que deu posse ao novo presidente e demais membros da diretoria no final da tarde de domingo.

 

“Vamos unir cada vez mais nosso povo de terreiro e buscar tirar essa ideia errada de quem não conhece nossa prática religiosa, de que trabalhamos com coisas negativas. Vamos buscar mais casas sérias que trabalham com o culto aos Orixás, com a umbanda, com o terecô, com a Jurema, em todo Estado”, disse Pai Gil ao tomar posse.

 

Ex-presidente destaca primeiro mandato: “mostramos que existimos”

 

O primeiro mandato da Feccamto, cuja liderança foi da Iyalorisá Roberta de Osoguiã (jornalista Roberta Tum), foi destacado por ela: “buscamos mostrar que existimos, que resistimos”.

 

A primeira presidente relembrou as reuniões de organização das lideranças do povo de terreiro ocorridas em 2017, e que culminaram na fundação da entidade numa reunião ocorrida no auditório da Câmara Municipal de Palmas. “Pelas condições da maioria dos terreiros, não atendemos muitas vezes as regras burocráticas de formação de associações religiosas e criação de CNPJ’s, mas independente destas questões existimos como força e representatividade”, destacou.

 

Diretoria tem membros de diversas casas de candomblé e umbanda

 

A diretoria executiva da federação ficou composta com Pai Gil na presidência, Mãe Carol da Oxum, do Ile Asé Omó Layè Lolá Silè, na vice presidência, Larissa Alencar da Tenda do Caboclo na Secretaria Geral, Priscila de Oliveira, como Tesoureira, ambas da Tenda do Caboclo.

 

No Conselho Administrativo ficaram: Mãe Cleusa, da Tenda Cabocla Yara e Caboclo Boiadeiro, de Santa Rosa; Taisa Veloso, da casa Guerreiros de Aruanda, de Taquaruçu, e Mariana Mendes de Oliveira, da Tenda do Caboclo.

 

No Conselho Fiscal foram eleitos: Elismar Borges Rodrigues - Elis de Yemanjá, representante da Casa Branca da Serra, de Taquaruçu; Raimunda Gomes da Silva e Soraya de Almeida, ambas da Tenda do Caboclo.

 

Marcaram presença na Assembléia Geral, além da ex-presidente e do atual presidente eleito, os representantes das casas: Ilè de Mãe Oxum, Pai Gilvan da Oxum; Ilè de Pai Omolu, com seu dirigente Pai Luzivaldo de Omolú; Mãe Isa de Loya Silé, do axé do mesmo nome, Mãe Cleusa da cidade de Santa Rosa, da Tenda Cabocla Yara e Caboclo boiadeiro.

 

Virtualmente participou da eleição o Pai Flávio de Oxum. Justificaram ausência por motivos de força maior, Mãe Lourdes, da Casa de Umbanda do Santa Bárbara em Palmas e Pai Edmilson de Logun Edé, do Cazuá Nossa Senhora da Conceição, zona rural de Palmas.

 

A Assembléia foi intercalada pro apresentações do grupo de curimba da Tenda do Caboclo.

Comentários (0)