Casos de Covid-19 sobem e ocupação hospitalar dispara; duas UTIs estão sem vagas

Aumento de casos e disparo na taxa de ocupação hospitalar foram registrados nos últimos boletins epidemiológicos. Em Palmas, duas UTIs credenciadas pela prefeitura estão sem vagas

Crédito: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

O Tocantins apresentou nesta semana, em meio à confirmação dos primeiros casos da variante Ômicron, grande aumento de casos de Covid-19 e disparo na taxa de ocupação hospitalar, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). No boletim divulgado pelo Estado nesta quinta-feira, 6, foram registrados 646 novos diagnósticos e 109 hospitalizações, enquanto na quinta-feira passada a taxa de internação estava em 87. Dados do Integra Saúde apontam que duas UTIs Covid-19 em Palmas estão sem vagas.

 

Das duas UTIs 100% ocupadas na Capital, cinco leitos são credenciados pela Prefeitura de Palmas no Instituto de Terapia Intensiva de Tocantins (Hospital Oswaldo Cruz) e cinco no Intensicare IOP. No Instituto Sinai, das 12 vagas disponibilizadas, 11 estão ocupadas, somando 92% de ocupação.


Nesta quinta, 6, o Estado contabilizou 1.551 casos ativos, entre pacientes que estão em isolamento domiciliar ou hospitalar. Dos 109 hospitalizados, 89 estão em leitos públicos, sendo 36 em leitos clínicos e outros 53 em UTIs Covid. Já nos leitos privados, são 18 em clínicos e 2 em UTIs Covid, totalizando 20. Ontem, 5, haviam 105 internações, na terça 97, segunda 100 e na quinta 87.


O T1 Notícias questionou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) se os leitos do Hospital Estadual de Combate à Covid-19 em Palmas serão reativados com o aumento da demanda, e a SES informou que manterá apenas os do Hospital Geral de Palmas (HGP). "A SES-TO destaca que para atender pacientes em estado grave a pasta tem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) credenciados, na rede privada, que suprirá as demandas", disse, acrescentando que "as equipes técnicas acompanham os números relacionados aos índices de contágios pelo novo Coronavírus para que novas medidas sejam tomadas e a população devidamente assistida".


Número de casos desta quinta é o maior dos últimos dias em Palmas

 

Em Palmas, o número de casos saltou comparado a uma semana atrás. Na última quinta, foram registrados 31 novos casos, na segunda 28, na terça o número saltou para 111, quarta abaixou para 102 e nesta quinta subiu para 112, o maior índice dos últimos dias.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), 17 pessoas estão internadas por causas ligadas à Covid-19. Em relação aos leitos, a ocupação geral para tratamento da doença é de 16,7%, sendo que a ocupação de leitos clínicos é de 18%, e de UTI, 15,4%. Os leitos de estabilização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) têm ocupação de 20% na UPA Norte e na UPA Sul não há leitos ocupados.

Comentários (0)