Cedeca cria estudo para construção de plano de enfrentamento à violência sexual

O Diagnóstico da Situação da Infância e Adolescência de Palmas foi divulgado na última quinta, 16. Levantamento foi feito pelo Projeto Farol, em parceria com o Cedeca.

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória Ivone (Cedeca) apresentou na última quinta-feira, 16 dados do Diagnóstico da Situação da Infância e Adolescência de Palmas. O documento servirá de subsídio para a construção do Plano de Enfrentamento à Violência Sexual no município, que deverá ser elaborado pelo Grupo de Trabalho do Projeto Farol (GT) e seguirá para aprovação no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

O Cedeca, que é uma Organização Não Governamental (ONG), faz um controle social e realiza articulações para garantir a efetivação e direitos da criança e adolescente. Através de mobilização, divulgação de informações e direitos, além de produção de indicadores sobre promoção e proteção desses direitos, a ONG viabiliza a criação de políticas públicas, por meio do Estado.

 

Foram apresentados pelo Cedeca dados secundários do Diagnóstico, que trazem a história do município, dados demográficos e socioeconômicos, informações sobre trabalho e renda, política de assistência social, educação, esporte e lazer, saúde e sistemas de garantias.

 

Segundo Mônica Brito, uma das coordenadoras da ONG, o Cedeca está aguardando mais dados do município para divulgar todo o diagnóstico à população. 

 

Projeto Farol

O Projeto Farol, que é idealizado pelo Cedeca, realiza atividades, oferecendo oficinas para adolescentes, voltadas para a formação em cidadania, direitos e desenvovimento humano.

 

Patrocinado pela Petrobras, o projeto tem como área de abrangências os municípios de Palmas, Porto Nacional, Pedro Afonso, Lajeado, Tocantínia e Guaraí. Seu principal objetivo é promover o enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Comentários (0)