Clima de descontração e amizade para discutir um assunto sério: o futuro da jovem advocacia. O assunto foi tema de um encontro realizado na noite desta quarta-feira, 31, em Gurupi, que também marcou a inauguração do comitê da OAB Proativa na cidade.
Dentre as principais propostas da chapa para os jovens advogados estão a realização de convênios com instituições bancárias para a oferta de linhas de crédito para auxiliar o jovem advogado a equipar seu escritório com baixos custos; a discussão e criação de um mecanismo de fiscalização do cumprimento do piso ético salarial; a luta pela penalização da oferta de honorários aviltantes; e, principalmente, avançar na estruturação de escritórios compartilhados dignos nas subseções.
“Diante de um momento em que a OAB já não tem uma dívida monumental como tinha no passado, nós queremos investir cada dia mais nas necessidades dos advogados e advogadas. Queremos levar estrutura para que eles possam trabalhar, um escritório compartilhado, uma sala, equipamentos, computadores, proporcionando que o exercício da advocacia seja menos penoso do que é atualmente”, prometeu o candidato a presidente da Chapa OAB Proativa, atual secretário geral da OAB, Célio Henrique Magalhães Rocha.
Propostas comemoradas pela jovem advocacia “A gente acredita muito nas propostas da chapa. São coisas viáveis. Não é nada faraônico. São ações concretas que irão nos auxiliar muito no início da carreira, principalmente nós do interior”, afirmou o advogado Agnaldo Milhomem, de Formoso do Araguaia.
Outra proposta apresentada durante o encontro é a de fortalecer o atendimento das prerrogativas. Célio frisou que agora, com as contas em dia e dinheiro para investir, é possível ampliar o atendimento e a celeridade na Procuradoria de Prerrogativas. Hoje atuam 3 advogadas contratadas e 25 advogados voluntários, em todo o Tocantins. Eleito, em janeiro, irá contratar mais dois profissionais. “É uma meta atuar de forma intransigente em prol da defesa das prerrogativas da advocacia. Nós já profissionalizamos a procuradoria de prerrogativas nesse triênio e queremos levar isso a um novo patamar. Levar colegas profissionais também para Gurupi e Araguaína, ampliando a rede de atendimento. Será uma equipe muito grande e muito capaz, que defenderá a advocacia das eventuais violações que ocorrerem”, afirmou lembrando que nesta gestão já foram mais de 500 atendimentos, enquanto que na gestão passada não passaram de 80.
Subseção de Gurupi
A subseção de Gurupi é hoje uma das mais bem equipadas do Estado, mérito da gestão de Albery César de Oliveira na presidência da subseção, hoje, candidato a vice-presidente da chapa seccional. “Hoje nós temos em torno de 1400 advogados em Gurupi. E temos como recebê-los e tratá-los bem. Temos uma estrutura muito bem fundamentada e temos a melhor subseção do estado em termos de estrutura física”, avaliou.
A chapa de sucessão conta com a atual vice-presidente de Albery, Venância Gomes Neta Figueredo, como candidata a presidente. “Eu sei que o Dr. Célio vai nos apoiar e justamente por isso é que eu lancei meu nome para concorrer à presidência da subseção de Gurupi e quero também fazer uma administração participativa, valorizando o advogado, valorizando o jovem advogado, dar continuidade na atual administração já implementada pelo Dr Albery”, afirmou
Também fazem parte da chapa, o vice-presidente Elyedson Pedro Rodrigues Silva, a secretária geral Jaqueline de Kássia Ribeiro de Paiva, o secretário geral adjunto Paulo Izidio da Silva Resende e o tesoureiro Aldecimar Esperandio. O comitê da chapa OAB Proativa em Gurupi, inaugurado durante o encontro, é aberto para toda a advocacia e fica no setor Novo Horizonte, na Rua 01, nº 2530, QDR 01, lote 02
Comentários (0)