Cerca de seis toneladas de sementes de capim são apreendidas próximo a Caseara

A carga, que partiu de Trindade (GO) com destino a Vila Rica (MT), estava irregular porque o produto encontrado não condizia com a embalagem.

Embalagem estava irregular
Descrição: Embalagem estava irregular Crédito: Ascom/Adapec

Cerca de seis mil quilos de sementes de capim, da espécie Andropogon, foram apreendidas na segunda-feira, 13, por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) no posto fiscal de Caseara, na divisa do Tocantins com o Pará. A carga, que partiu de Trindade (GO) com destino a Vila Rica (MT), estava irregular porque o produto encontrado não condizia com a embalagem.

 

O proprietário da carga foi multado em R$ 3.600 e o produto foi destruído no aterro sanitário. De acordo com o responsável pela Divisão de Sementes e Mudas, Guilherme Rocha, o produto estava armazenado em embalagens de ração animal, sem nenhuma identificação de origem ou composição. “Os produtos só podem ser transportados em embalagens originais que contenham a espécie ou cultivar, lote, validade do teste de germinação, entre outros”, explicou Guilherme acrescentando que as exigências estão previstas no artigo nº 25 do Decreto Estadual 1.634/2002.

 

Segundo o presidente da Adapec, Humberto Camelo, “produtos piratas podem colocar em risco a sanidade vegetal, com a disseminação de pragas. Além disso, afetam a qualidade e rentabilidade esperadas”. 

 

(Com informações da Adapec)

 

Comentários (0)