Céu terá chuva de meteoros, mas nuvens podem dificultar no Tocantins

O fenômeno, que atinge o pico anualmente em fevereiro, é um dos mais aguardados para quem vive no Hemisfério Sul

Crédito: Reprodução Urânia Planetário

Os moradores do Tocantins terão a oportunidade de observar a chuva de meteoros Alpha Centaurids na madrugada deste domingo, 8, para segunda-feira, 9. O fenômeno, que atinge o pico anualmente em fevereiro, é um dos mais aguardados para quem vive no Hemisfério Sul.

 

 

De acordo com informações do canal do YouTube da Urânia Planetário, o melhor horário para observação na região Norte será após a meia-noite, com uma média de seis meteoros por hora cruzando o céu próximo à constelação do Centauro.

 

 

No entanto, o espetáculo astronômico pode enfrentar obstáculos meteorológicos. A previsão para o Tocantins indica alta nebulosidade e pancadas de chuva isoladas, típicas da estação, com a umidade relativa do ar atingindo 78%. Mesmo com a probabilidade de precipitação em 55%, os entusiastas não devem desanimar. Especialistas explicam que as chuvas de verão costumam abrir "janelas" de céu limpo durante a madrugada, permitindo vislumbres rápidos dos riscos luminosos entre uma nuvem e outra.

 

 

Para quem deseja tentar a observação, a orientação é buscar locais com menor poluição luminosa e olhar na direção do Cruzeiro do Sul. Não é necessário o uso de equipamentos, pois os meteoros são visíveis a olho nu. Embora a claridade da Lua e as nuvens possam dificultar a visão dos rastros mais discretos, o fenômeno ainda promete atrair a atenção de quem monitora o céu tocantinense.

Comentários (0)