Com o aumento das chuvas, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil reforça a importância de medidas preventivas para a segurança no trânsito. A principal recomendação é reduzir a velocidade, já que, em pistas molhadas, o tempo de frenagem aumenta significativamente. Além disso, é importante manter os faróis acesos durante o dia para garantir maior visibilidade.
A manutenção adequada do veículo também é fundamental. É importante verificar os limpadores de para-brisa regularmente e substituir aqueles que estiverem desgastados. A inspeção dos pneus também é necessárial: se estiverem carecas, a troca é indispensável, pois a aderência ao asfalto é comprometida em condições de chuva. Os freios também devem estar em perfeito funcionamento.
O agente de Trânsito e secretário executivo da pasta, Alexandre Guerreiro, lembra que o respeito ao pedestre deva ser priorizado também nessas condições. "Os motoristas precisam redobrar a atenção e reduzir a velocidade ao se aproximar de faixas de pedestres, garantindo a travessia segura principalmente sob chuva", destacou.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), algumas infrações relacionadas ao tema podem gerar penalidades:
- Artigo 169: Dirigir sem atenção ou cuidados indispensáveis à segurança.
- Artigo 231, inciso VII: Trafegar com veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança.
- Artigo 42: Não dar preferência ao pedestre em travessia sinalizada.
Motociclista: atenção redobrada
Para motociclistas, o risco durante a chuva pode ser ainda maior, a orientação, conforme destacou Alexandre Guerreiro, é reduzir a velocidade e evitar ultrapassagens arriscadas, uma vez que a chuva diminui a visibilidade e aumenta a chance de acidentes.
O uso correto do capacete, com viseira abaixada, é necessário, assim como a manutenção de retrovisores, pneus e freios. "Motociclistas precisam estar atentos a todos os detalhes que garantam segurança e evitar manobras bruscas ou freadas repentinas", alerta o agente de trânsito.
Comentários (0)