Chuvas fortes do final de semana eliminam incêndios no Parque Nacional

Área queimada do Parque Nacional do Araguaia aumentou mais de 100% em relação ao ano passado. Dados indicam que 180 mil dos 560 mil hectares da unidade de conservação foram queimados.

Fogo queimou grande parte do Parque
Descrição: Fogo queimou grande parte do Parque Crédito: Divulgação

As fortes chuvas ocorridas no final de semana eliminaram todos os focos de incêndios no Parque Nacional do Araguaia, localizado na Ilha do Bananal. De acordo com o diretor do Parque, Raoni Japiasssu Merisse, agora restam apenas focos falsos que estão sendo monitorados.

 

O diretor do Parque informou também que todos os brigadistas que faziam combate ao incêndio estão sendo retirados da área.

 

Levantamentos feitos pela direção do Parque apontam que foram queimados 180 mil hectares. O parque tem  560 mil hectares de área. “Este número representa mais de 100% em relação à área queimada no ano passado”, avaliou Raoni.

 

De acordo com o chefe, no ano passado foram queimados pouco mais de 84 mil hectares do parque.

 

Focos de calor

De acordo com monitoramento feito pela Defesa Civil do Tocantins, até está quarta-feira, 26, constava que no mês de setembro foram registrados 6.201 focos de calor no Estado, o que coloca o Tocantins na quarta posição entre os Estados com maior número de focos.

 

Em setembro do ano passado foram registrados 4.213 focos, o que representa um aumento de 47,2% este ano, em relação ao ano passado. O acumulado do ano chega a 13.926 focos de calor.

 

 

 

 

Comentários (0)