Chuvas tradicionais de 7 de setembro são esperadas no Tocantins na sexta-feira

Massa de ar quente enfraquece e chuvas já ocorrem em Araguaína e podem chegar ao centro do estado no feriado de 7 de setembro.

Enfraquecimento do ar quente possibilita pancadas de chuvas no estado
Descrição: Enfraquecimento do ar quente possibilita pancadas de chuvas no estado Crédito: Divulgação

É comum chover no Tocantins dia 7 de setembro, quando se comemora o Dia da Independência do Brasil e, neste ano, novamente o feriado pode vir acompanhado de pancadas de chuvas em algumas regiões do estado. O prenúncio já é feito com as chuvas de dois dias consecutivos em Araguaína, que aconteceu nesta terça e quarta-feira.

 

De acordo com o meteorologista José Luiz Cabral, desde a última sexta-feira, 31, foi observado o enfraquecimento da massa de ar quente e da secura presente neste mês de setembro no Tocantins. É comum neste período temperaturas em torno de 38º C e umidade baixa. A menor registrada foi no Sul do estado, nas cidades de Paranã e Peixe, onde registraram apenas 12% de umidade relativa do ar.

 

"A massa de ar quente enfraqueceu, possibilitando a entrada de umidade, o que atrai essas pancadas de chuvas localizadas. Essa chuva folclórica de 7 de setembro pode se confirmar, pela previsão", afirma Cabral.

 

Além do registro no norte do Tocantins, a meteorologia informa que os modelos estão confirmando chuvas mais para o centro norte do Estado, estando essas regiões favoráveis à ocorrência de pancadas de chuvas.

 

Cabral lembra que o mês de setembro é considerado o das máximas temperaturas, podendo a população esperar calor, temperatura alta e baixos índices de umidade relativa do ar, o que é normal para o período. As chuvas devem vir para amenizar o clima, mas são passageiras.

Comentários (0)