Cinthia fala sobre protagonismo feminino e defende criação de políticas públicas

Discurso foi feito durante o lançamento do projeto 'Força da Mulher Tocantinense', realizado nesta quarta-feira, 8, no Palácio Araguaia.

Crédito: Edu Fortes

Durante o lançamento do projeto 'Força da Mulher Tocantinense', realizado nesta quarta-feira, 8, no Palácio Araguaia, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, destacou a importância do protagonismo feminino e parabenizou o governador Wanderlei Barbosa pelas iniciativas da sua gestão. 

 

"Hoje é um dia de avanços no que diz respeito à construção de políticas públicas. Fica aqui o meu reconhecimento ao governador Wanderlei, que entende a luta histórica de muitos homens e mulheres, para que no dia de hoje nós possamos valorizar ainda mais a necessidade de termos um olhar especial sobre aquelas que são mais de 51% da população, mais de 50% do eleitorado, mas que infelizmente governam para menos de 12% dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros", disse a gestora, em seu discurso. 

 

Para Cinthia, há muito o que avançar e isso só será possível com união."Só conseguiremos avançar se formos as mulheres que erguem outras mulheres, se formos as mulheres que capacitam outras mulheres. Mulheres que quando estiverem investidas de cargos de poder, que possamos pensar como mulheres, que possamos ter a sororidade, que possamos ter empatia umas pelas outras. Só assim nós vamos mudar enquanto sociedade e na construção de políticas públicas, de fato", pontuou. 

 

A prefeita concluiu seu discurso parabenizando a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, pelo seu trabalho na pasta recém-criada, e reforçando o apoio ao Governo do Estado na defesa das políticas públicas que venham a construir. 

 

Preparar ambientes políticos para as mulheres

 

Na ocasião, a prefeita lembrou que na Lei Orgânica do Município não há garantia para que a Chefe do Poder Executivo tenha direito à licença materninade. "Isso ainda não é garantido por lei hoje em Palmas, eu espero que a gente consiga avançar nesse sentido. Aqui nós temos representantes do legislativo estadual e eu deixo aqui um pedido muito especial a cada um de vocês, que analisem isso com muito critério e com muito cuidado, nós precisamos preparar esses ambientes políticos também para as mulheres", reforçou Cinthia. 

 

Força da Mulher Tocantinense

 

A iniciativa, que teve o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher, vai levar conhecimento e parcerias estratégicas entre Governo do Estado, por meio da recém criada Secretaria da Mulher, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e o Sebrae.

 

A parceria trata da união de esforços entre as secretarias e o Sebrae, prevendo a prospecção de R$ 9 milhões em recursos para serem aplicados na aquisição de kits para 4 mil mulheres de 100 municípios do Tocantins. Elas receberão capacitação empreendedora e sócio profissionalizante.

 

A ideia é promover a inclusão produtiva e econômica de mulheres em estado de vulnerabilidade social, por meio do empreendedorismo, com mentorias para o planejamento e acesso ao mercado e ao microcrédito.

Comentários (0)