Estado do Tocantins conta com um rebanho bovino de 8,1 milhões de cabeças (o 10º no ranking de maiores rebanhos brasileiros), que cresce continuamente e quer atingir 12 milhões de cabeças nos próximos anos. Com logística privilegiada, clima propício para a pecuária (são 15 horas diárias em média de luminosidade) e extensões de terra, mas também grandes desafios como pastagens degradadas e grande índice de abate de fêmeas, entre outros, o estado recebe pela primeira vez nos próximos dias 6 e 7 de maio uma etapa do Circuito Feicorte NFT, no Centro de Exposições Parque do Povo, em Palmas.
Em dois dias de workshops, grandes especialistas brasileiros discutirão com os produtores como aumentar a eficiência na produção e na comercialização da carne a partir de temas como mercado mundial da carne, exportações, influência do clima na pecuária, tecnologia de melhoramento de desempenho, nutrição, pastagens, qualidade da carne, visão da indústria frigorífica, genética, bem-estar animal e ética.
“A vinda da Feicorte para o Tocantins pode ser considerado um ‘divisor de águas’, pois nunca tivemos um evento desse nível no estado. Temos muitos aspectos que favorecem a atividade, como logística privilegiada, a navegabilidade do Araguaia-Tocantins, clima propício para a pecuária, abundância de água, anos sem febre aftosa e solo favorável, mas é preciso buscar tecnificar sempre mais para tornar a pecuária competitiva e rentável”, avalia o leiloeiro Eduardo Gomes, que conhece a fundo a pecuária do estado.
“O Tocantins está estrategicamente posicionado, podendo escoar sua produção tanto pelo leste, quanto pelo sudeste e Norte. O gado selecionado vem exercendo grande influência nos rebanhos do Maranhão e do sul do Pará. É notória a capacidade de produzir a pasto intensivamente por possuir extensas áreas de pastagens abertas recentemente, bem como terminar os animais no sistema intensivo pela força da lavoura atual, utilizando esse resíduo de soja, milho e algodão na engorda do gado confinado. Aliado ao confinamento que vem se alastrando pelo estado e, sobretudo, o aumento da capacidade de abate, o cruzamento industrial será a nova fronteira para a produção de animais precoces e eficientes a fim de atender a demanda crescente da exportação e mercado interno”, avalia Alexandre Zadra, que ministrará uma palestra sobre cria planejada e cruzamento dirigido.
O evento, que teve sua primeira etapa em Cuiabá (MT), terá novidades na programação como uma palestra com o professor titular da graduação e pós-gradução do Departamento de Zootecnia da ESALQ nas áreas de forragicultura e fisiologia de plantas forrageiras, Moacyr Corsi. “Uma das consequências mais graves da degradação é a reforma das pastagens. Se não tomarmos decisões técnicas para decidirmos quanto, quando e como fazer essas reformas a pecuária não será sustentável economicamente", adianta Corsi sobre o assunto.
Além da programação de workshops e debates, haverá uma feira de negócios com mais de 30 empresas do setor, entre frigoríficos, banco, empresa de saúde animal, nutrição, central de genética, irrigação, troncos e balanças, defensivos e implementos para pecuária, que que levarão aos produtores do estado as últimas novidades em serviços, produtos e tecnologias que podem contribuir para melhorar a atividade.
Para fechar a programação, será promovido Leilão Virtual Programa Circuito Feicorte Palmas, no dia 7 de maio, às 17h, com transmissão pelo Agromix. Serão animais para recria, recria e engorda. Antes do leilão virtual haverá o lançamento do Leilão Pecuária Solidária 2013, de 20 de outubro, que conta com o apoio da Feicorte.
“Ofereceremos ao produtor do Tocantins um evento completo para que ele tenha acesso às melhores tecnologias e discussões que podem contribuir para aprimorar ainda mais a pecuária do estado”, afirma a gerente do Agrocentro, uma das promotoras do evento, Carla Tuccilio.
Para participar do workshop do Circuito Feicorte NFT, a inscrição custa R$ 200,00 (inteira) e R$ 100 (meia). Para visitar a feira a entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site www.agrocentro.com.br/circuitofeicorte
Patrocinadores
A etapa de Palmas do Circuito Feicorte NFT 2013 tem o patrocínio Master da Nutron, Marfrig Group, MSD Saúde Animal, Banco Original e Dow AgroSciences. Os patrocinadores Gold são: Minerva Foods, Vétoquinol-FAGRA, Ouro Fino, Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Bellman e Arysta LifeSciense. Os patrocinadores Silver são Philbro, Rocha Irrigações, Casale, Alltech, Beckhauser, CRV Lagoa, ABS Pecplan e Bimeda Mogivet.
Sobre o Circuito Feicorte NFT
O Circuito Feicorte NFT é uma iniciativa do Agrocentro (que promove a Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne anualmente em São Paulo) e a Nutrition for Tomorrow Alliance (aliança de marketing cooperativado formada por empresas da cadeia de proteína animal) para levar conhecimento e discussões a importantes praças pecuárias brasileiras.
Além de Palmas, o Circuito Feicorte NFT 2013 passou por Cuiabá em março e segue para Campo Grande (MS) em 30 e 31 de julho, Ji-Paraná (RO) em 03 e 04 de outubro e Paragominas (PA) nos dias 07 e 08 de novembro.
Programação completa em www.agrocentro.com.br/circuitofeicorte
Facebook: http://www.facebook.com/agrocentro.feiras
Comentários (0)