Claudia Lelis participa de apresentação da Encíclica Verde, em Palmas

O evento tem a parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Naturatins, Ruraltins e de instituições parceiras

Vice-governadora participa de apresentação
Descrição: Vice-governadora participa de apresentação Crédito: Secom Tocantins

A Encíclica Verde, chamada Laudato Si (Louvado Seja, em latim) do papa Francisco, foi apresentada na noite desta quinta-feira, 28, durante celebração realizada pela Arquidiocese de Palmas, no Parque Cesamar. O evento, que contou com a participação da vice-governadora Claudia Lelis, tem a parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e de instituições parceiras, e teve o objetivo de convidar, não só aos católicos, mas a toda a população para cuidar do meio ambiente. Na ocasião, foi dada uma chave de leitura da encíclica do papa, com rezas, cantos, danças e louvores a Deus. 

 

De acordo com o padre Márcio Ferdinando, da Paróquia São Judas Tadeu, de Palmas, a igreja católica quer responder de forma concreta ao chamado do papa de rever as nossas atitudes. “Diante deste chamado, queremos promover um consumo sustentável e a provocação para coleta seletiva de lixo nas paróquias. Para isso, estamos lançando, hoje, em parceria com o Governo do Estado e instituições parceiras, o programa de coleta seletiva do lixo que irá funcionar em seis paróquias, onde iremos disponibilizar contêineres destinados à coleta do lixo reciclável. Esse será um trabalho motivado nas missas e nos encontros católicos. O nosso objetivo é estender esse projeto em todas as regiões de Palmas”, disse.

 

“É uma responsabilidade de todos, não só da igreja, mas de toda a sociedade civil organizada. Precisamos unir esforços para uma ação conjunta. Cada um fazendo a sua parte, daremos celeridade à preservação do nosso planeta. Portanto, estamos dando um enorme passo na questão ambiental com o lançamento da Encíclica Verde, em Palmas. Nossa Capital já é referência em qualidade de vida e preservação, mas precisamos fazer mais e nos unir  a milhares de pessoas pelo mundo afora, que estão defendendo a causa ambiental”, disse a vice-governadora, Claudia Lelis.

 

Claudia Lelis afirma ainda que o Governo do Estado tem o compromisso com as questões ambientais, por isso, está desenvolvendo ações educativas, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Naturatins, Ruraltins e igreja católica, no sentido de conscientizar a população sobre as questões ambientais.

 

A Encíclica Verde

A Encíclica Verde do papa Francisco, divulgada oficialmente em 18 de junho de 2015, no Vaticano, traz orientações para humanidade, para salvar o planeta da ação destruidora do homem. Recheada de críticas aos países ricos e de considerações sobre o aquecimento global - fenômeno que, segundo ele, é causado pela a humanidade. Na encíclica, o pontífice convoca as pessoas a “realizar mudanças de estilo de vida, de produção e de consumo”.

 

Projeto Coleta Seletiva de Lixo

Durante o evento, também foi lançado o Projeto de Coleta Seletiva do Lixo, que será executado pela Arquidiocese de Palmas, em parceria com o Governo, através da Semarh e instituições parceiras. Inicialmente, o projeto irá atender seis paróquias, em Palmas.

 

O subsecretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio Lelis, ressaltou a importância do lançamento da Encíclica Verde em Palmas, e da parceria da Semarh com as paróquias no Projeto de Coleta Seletiva do Lixo. “Ficamos felizes com a iniciativa louvável do papa Francisco, e de toda igreja católica em  lançar essa encíclica que chama por uma reflexão do capitalismo, do autoconsumo do ser humano com a natureza”, disse.  

 

De acordo com Fábio Lelis, o intuito é levar o projeto a todas as regiões da cidade. “Queremos conscientizar a população sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e da reciclagem”, afirmou.

 

O lixo coletado nas paróquias será recolhido pela prefeitura, que também é parceira do projeto, e distribuído em associações de catadores de lixo, conforme foi firmado em Termo de Acordo. A estimativa é de que inicialmente sejam colhidos 600 kg de lixo reciclável a cada sete dias.

 

Pontos de Coletas

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Taquaralto;

Paróquia Santo Antônio, Aureny III;

Paróquia São José, na Quadra 604 Sul;

Catedral Divino Espírito Santo, Praça dos Girassóis;

Paróquia São Judas, no Centro;

Paróquia Cristo Rei, nas Arnos.

Comentários (0)