Após o pedido de exoneração do secretário estadual de Segurança Pública, João da Fonseca Coelho, o delegado chefe da Polícia Civil, Eliú de Andrada Jurubeba, foi anunciado como novo gestor da pasta na tarde desta segunda-feira, 13, no gabinete do governador Siqueira Campos (PSDB). O anúncio foi feito na solenidade que criou o Conselho Superior de Segurança Pública através da Medida Provisória nº 10. Desde o final do mês de abril, uma onda de violência iniciou no Estado com foco na região Norte. No fim de semana, as polícias Militar e Civil fizeram ações conjuntas contra o crime.
Na solenidade, o governador anunciou a exoneração da cúpula da Segurança Pública, mas Jurubeba disse ao T1 Notícias que pretende mudar somente alguns cargos de chefia e direção. Ele não quis confirmar quais cargos terão alterações dos chefes. "Vai ter alteração, mas pontual”, disse Jurubeba.
O secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos (PSDB) e Jurubeba foram questionados sobre quais são as falhas da gestão das políticas públicas de segurança, o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos (PSDB) e não falaram sobre o assunto. “Se existe falha ou não acho que a gente sempre pode melhorar. O que estamos buscando aqui com as cartas de exoneração a pedido dos responsáveis pela SSP é renovar as nossas forças. Estamos reforçando com a presença do conselho”, afirmou Eduardo.
Perguntando sobre os motivos da saída de Fonseca Coelho e se o governo está preocupado com a violência, Eduardo apontou que “o momento requer uma atenção especial” para o setor, que a sociedade tocantinense está preocupada com a violência. Entretanto, Eduardo disse que os números do Estado ainda “são infinitamente menores que nos outros estados”.
“Eu prefiro comentar a chegada do doutor Eliú que é delegado de carreira, esse é um anseio da categoria”, afirmou Eduardo que acrescentou: “Existem coisas que estão acontecendo que são inimagináveis para o Tocantins. Cidades absolutamente pacatas que passavam um ano inteiro sem homicídios estão sendo vítimas de explosão de caixas eletrônicos. Todas as 139 cidades estão sob ameaças da violência hoje”.
Tanto Jurubeba quanto Eduardo apontaram a necessidade do concurso da Polícia Civil e atuação com o serviço de inteligência policial. “O concurso é fundamental. Vamos precisar ampliar o concurso”, frisou Jurubeba apontando que se num primeiro momento não se consegue evitar os crimes, a maioria já tem os seus autores identificados e presos.
Sindepol comemora
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Tocantins (Sindepol), comemorou a nomeação do delegado José Eliú de Andrada Jurubeba para como secretário de Segurança Pública do Tocantins. De acordo com o Sindepol, “Além de sua salutar experiência jurídica, o Dr. Eliú é Delegado de Polícia de carreira, conhece como poucos os problemas que afligem a segurança no Tocantins e saberá conduzir a pasta de forma profissional e eficiente”.
Confira a nota do Sindepol
NOTA SINDEPOL
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins agradece o Governador pela acertada escolha do Dr. José Eliú de Andrada Jurubeba para o cargo de Secretario da Segurança Pública. Além de sua salutar experiência jurídica, o Dr. Eliú é Delegado de Polícia de carreira, conhece como poucos os problemas que afligem a segurança no Tocantins e saberá conduzir a pasta de forma profissional e eficiente.
Na oportunidade agradecemos também o Dr. João Fonseca Coelho pelo profícuo trabalho enquanto à frente esteve da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins. Dúvidas não restam que o legado deixado redundará em benefícios futuros à Polícia Judiciária do Tocantins.
Palmas, 13 de maio de 2013.
Deusiano Pereira de Amorim
Presidente do SINDEPOL
Comentários (0)