O Governo do Estado autorizou nesta segunda-feira, 21, a reforma geral do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I, em Palmas. A obra representa um investimento de R$ 3,054 milhões e faz parte do projeto Obra toda semana: transformando escolas, construindo futuros, executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe).
A ordem de serviço foi assinada pelo governador Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário da Educação, Fábio Vaz, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa. O colégio atende atualmente 735 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, em tempo integral.
A reforma contemplará a revitalização completa do auditório, fechado desde 2017, além da climatização das salas, revisão total da parte elétrica, reforma dos laboratórios, melhoria da infraestrutura esportiva e substituição do mobiliário. Também estão previstas a substituição das esquadrias, reforma dos banheiros da quadra, pintura geral dos blocos, impermeabilização das salas de aula e ampliação da vazão de água nos canteiros. A obra inclui ainda a implantação de uma plataforma de acessibilidade.
“Dentro do nosso compromisso de uma obra toda semana, temos o Colégio Militar, escola pioneira de Palmas. O auditório, que está fechado desde 2017, será reconstruído, assim como toda a parte esportiva e as instalações para as aulas, incluindo a climatização e a revisão completa da parte elétrica. Também vamos reformar os laboratórios e entregar todo o mobiliário necessário. Reforço o meu compromisso de priorizar o fortalecimento da educação e, por isso, vamos deixar a escola nova e ampliada, garantindo conforto para alunos e professores”, afirmou o governador.
“Esta é uma escola que tem excelência pedagógica, sendo a melhor escola da Regional de Palmas em dados do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e que precisa de estrutura física adequada, de estar melhor climatizada, pois isso colabora com o aprendizado. A reforma vai beneficiar uma escola grande, com mais de 700 alunos em tempo integral, o que irá melhorar a qualidade do trabalho dos professores e dos servidores, assim como o desempenho dos estudantes”, disse o titular da Seduc.
A diretora da escola, tenente-coronel Allana Lopes Sousa Silva, ressaltou o impacto positivo que a obra terá para a comunidade escolar. “Esta reforma é muito aguardada por toda a comunidade escolar. Atualmente, temos mais de 730 alunos e as melhorias vão impactar diretamente na qualidade do ensino e no desempenho dos estudantes, pois um ambiente com estrutura adequada ajuda a proporcionar um ensino de maior qualidade e melhores condições de trabalho para os profissionais no dia a dia. A presença do governador Wanderlei Barbosa marca o início de uma obra muito importante para os alunos e toda a equipe escolar”
De acordo com o superintendente de Administração, Infraestrutura e Obras da Seduc, Marcus Tadeu Ribeiro, a previsão é que a obra dure cerca de um ano. Durante esse período, as aulas serão mantidas com o revezamento das salas para garantir a continuidade das atividades escolares.
Comentários (0)