Com 160 atendimentos diários Carreta “Saúde Cidadã” começa atender nos bairros

Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza serviço itinerante de atendimento à mulher e prevenção de câncer de mama e de colo do útero. Atendimento será levado aos 139 municípios do Estado

Maria da Conceição: agendamento rápido
Descrição: Maria da Conceição: agendamento rápido Crédito: Lourenço Bonifácio

 

A Carreta “Saúde Cidadã”, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, fica até quarta-feira, 29 no Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) e depois segue para a feira coberta do Aureny III, em seguida vai para a Quadra 307 Norte.

De acordo com Fabiana Mamede Alves, da Sesau, a carreta tem capacidade para realizar  diariamente 50 exames preventivos de colo de útero,  50 mamografias e 60 ultrasons.  “No HGPP, estão sendo atendidas mulheres agendadas através da Liga Feminina de Combate ao Câncer, mas o trabalho é feito também em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde”, informou. São atendidas mulheres com idade de 25 a 69 anos para exames preventivos de colo do útero, mamografias e ultrassons,  sendo que este último deve ter encaminhamento médico prévio.

No total serão disponibilizadas três carretas dotadas com todos os equipamentos, além de médicos e técnicos para atendimento às mulheres. A Carreta “Saúde Cidadã” vai percorrer todos os municípios do Tocantins e tem capacidade para atender 3 mil consultas por mês. A expectativa é que sejam atendidas 40 mil mulheres nos 139 municípios do Tocantins

De acordo com a Secretaria da Saúde, em 2012, 171 mulheres foram diagnosticadas com câncer de colo de útero e 52 casos novos de câncer de mana. Com a Carreta “Saúde Cidadã” a Sesau pretende disponibilizar mais oportunidades para as mulheres de todos os municípios possam realizar seus exames preventivos.

Após receberem atendimento na Carreta “Saúde Cidadã”, os exames ficam prontos três a quatro dias depois.  Caso sejam constatadas anormalidades nos exames, a mulher é encaminhada imediatamente para tratamento.

 

Agendamento rápido

A dona de casa Maria da Conceição Ribeiro da Silva, é uma das mulheres atendidas na Carreta “Saúde Cidadã”. Ela contou que ficou sabendo do serviço no dia anterior ao atendimento. “Uma amiga me informou que estava acontecendo o atendimento e eu telefonei na Liga de Combate ao Câncer a o agendamento foi feito para o dia seguinte”, afirmou.

Comentários (0)