Com alta de casos e recorde de hospitalizados, TO não tem mais UTI’s disponíveis

Atualmente, são ofertados 391 leitos pelo Estado, sendo 248 clínicos e 143 UTIs, distribuídos em unidades hospitalares da rede pública e privada

Leitos de UTI Covid
Descrição: Leitos de UTI Covid Crédito: Esequias Araújo

Com 508 pacientes com Covid-19 internados neste sábado, 13, maior número registrado em 2021, o Tocantins não tem mais UTIs Covid disponíveis. Atualmente 391 leitos são ofertados pelo Estado na rede pública e privada, sendo 248 clínicos e 143 UTIs Covid.

 

Os leitos de UTIs Covid ofertados pelo Estado estão distribuídos: no Hospital Geral de Palmas (30 leitos), Hospital Regional de Gurupi (20 leitos), Hospital Santa Thereza (17 leitos), Hospital Regional de Araguaína (17 leitos), Hospital Dom Orione de Araguaína (15 leitos), Hospital Estadual de Combate à Covid-19 (10 leitos), Hospital Regional de Augustinópolis (10 leitos), Instituto Sinai em Araguaína (10 leitos), Hospital Municipal de Araguaína – UTI Pediátrica (06), Hospital Municipal de Campanha de Araguaína (05) e Hospital Oswaldo Cruz (03) leitos.

 

Leitos clínicos sob gestão estadual

 

Já os 248 leitos clínicos estão distribuídos no Hospital Estadual de Combate à Covid-19 (58 leitos), Hospital Regional de Augustinópolis (20 leitos), Hospital Regional de Porto Nacional (17 leitos), Hospital Regional de Paraíso (16 leitos), Hospital Regional de Miracema (20 leitos), Hospital Regional de Gurupi (15 leitos), Hospital de Referência de Guaraí (13 leitos), Hospital de Referência de Araguaçu (06 leitos), Hospital Materno Infantil Tia Dede (4 leitos), Hospital e Maternidade de Arapoema Irmã Rita (06 leitos), Hospital Infantil de Palmas (08 leitos), Hospital Regional de Xambioá (12 leitos), Hospital e Maternidade Dona Regina (06 leitos), Hospital Regional de Dianópolis (10 leitos), Hospital Regional de Pedro Afonso (08 leitos), Hospital de Pequeno Porte de Alvorada (08 leitos), Hospital Dom Orione de Araguaína (09 leitos), Hospital de Doenças Tropicais (10 leitos) e o Hospital Regional de Arraias (02 leitos).

 

Previsão de novos leitos

 

Durante a coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 12, ocasião em que foram anunciadas as recomendações para conter a disseminação do Coronavírus no Tocantins, o secretário de Estado da Saúde (SES), Edgar Tollini, informou sobre a ampliação de leitos em alguns municípios.

 

“Neste momento estamos ampliando em 52 leitos, sendo 22 leitos de estabilização, mas 150 ocupados atualmente, de 250 leitos clínicos. Vamos ampliar mais quatro em Dianópolis, 14 em Paraíso do Tocantins, 10 em Gurupi, 20 em Araguaína, além de nove em Porto Nacional”, explicou Tollini.

 

O secretário ainda disse que também foram abertos 10 leitos de UTI junto a instituição privada em Palmas e, em 15 dias, o Hospital Geral de Palmas (HGP) vai receber mais 16 leitos. Também afirmou que em um mês deverão ser implantados mais 10 leitos em Porto Nacional.

 

Conforme divulgado pelo Estado, 20 leitos clínicos do Hospital Geral de Gurupi (HGG) seriam transformados em UTI até a segunda quinzena de março.

 

Município de Palmas

 

De acordo com a Prefeitura de Palmas, o Município dispõe atualmente de 50 leitos de estabilização, sendo 34 na UPA Norte e 16 na UPA Sul, preparados para manter os pacientes estáveis até que surjam vagas em leitos clínicos ou de UTIs para os casos necessários.

 

Com a implantação de mais 24 leitos na UPA Sul e sete (07) na UPA Norte, ao todo, a Prefeitura diz que o Município passará a ofertar 81 leitos de estabilização.

 

Sobre UTIs, o Município dispõe de 10 leitos contratados na rede privada e na última segunda, 8, contratou outros 10 leitos de UTI. Destes últimos, cinco já estão recebendo pacientes transferidos das UPAs nesta terça, 9, e os cinco restantes até sábado, 13. Com isso, chega a 20 o número de leitos de UTI ofertados pelo Município.

 

Comentários (0)