Com asfalto praticamente concluído, rodovia que leva a São Félix reposiciona turismo

Faltam apenas 20 quilômetros para conclusão da rodovia; obra impacta na redução do tempo de viagem, maior acessibilidade e impulsionamento de novos roteiros turísticos e investimentos

Crédito: Montagem T1 Notícias - Divulgação

Durante muitos anos, chegar a São Félix do Tocantins exigia tempo e espírito aventureiro. A distância de 262,6 quilômetros a partir de Palmas podia significar mais de cinco horas de viagem em estrada de chão, sujeita às condições do clima e da manutenção. Agora, com apenas 20 quilômetros restantes para a conclusão do asfaltamento pelo Governo do Estado, o cenário começa a mudar, e com ele, crescem as perspectivas para o turismo no Jalapão.

 

 

Com a pavimentação da TO-247, o trajeto até São Félix já pode ser feito em cerca de 2h30, uma redução significativa que amplia o acesso ao município e impacta diretamente a dinâmica turística e econômica da região. A chegada do asfalto permite, inclusive, que veículos de passeio circulem com mais segurança, algo antes restrito quase exclusivamente aos carros 4x4.

 

 

Embora os veículos com tração ainda sejam indispensáveis para acessar atrativos icônicos do Jalapão, como as Dunas localizadas em Mateiros, a melhoria viária vem estimulando novos formatos de viagem e atraindo a atenção de empresários do setor.

 

 

Novos públicos

Operadora de turismo que atua há anos no Jalapão, Bruna Félix Góes afirma que os efeitos da obra já são percebidos no mercado. “Estamos sentindo um impacto positivo, que nos permitiu enxergar novas oportunidades, como os roteiros curtos de apenas dois dias, entrando no Jalapão pelo contrafluxo, iniciando por São Félix”, explica.

 

 

Segundo ela, o aumento da procura por viagens rápidas, especialmente por moradores do próprio Tocantins, levou à criação do roteiro “Vapt Vupt”, pensado para quem deseja conhecer os principais fervedouros e a Cachoeira do Formiga em um fim de semana, com custo mais acessível. “Esse formato está permitindo que o tocantinense, finalmente, conheça o Jalapão”, destaca.

 

 

A aposta no potencial de crescimento levou à decisão de arrendar uma pousada em São Félix do Tocantins. “Acreditamos que a cidade será a nova porta de entrada para o Jalapão. Antes, o percurso em estrada de terra levava no mínimo cinco horas. Hoje, fazemos em pouco mais de 2h30. O asfalto traz acessibilidade e democratiza o turismo”, completa Bruna.

 

 

Expectativa positiva

No Fervedouro Jatobá, localizado a sete quilômetros de São Félix do Tocantins, o empresário Valeriano Neto afirma que a pavimentação já começa a refletir diretamente no perfil e no volume de visitantes. “Podemos perceber que está aumentando o fluxo de clientes particulares, inclusive com a chegada de carros pequenos”, observa.

 

 

Segundo ele, a expectativa é de um crescimento ainda maior nos próximos meses, impulsionado tanto pela melhoria da logística quanto pelo fato de o empreendimento passar a operar a alta temporada com pousada, restaurante e fervedouro em funcionamento. “Atendemos agências e turistas independentes, e o retorno dos parceiros e clientes é bastante positivo, com uma perspectiva de crescimento em relação ao ano anterior”, completa.

 

 

“Com a logística entre Lagoa do Tocantins e São Félix facilitada devido a pavimentação da TO-247, o governador Wanderlei Barbosa estimula novos investimentos turísticos e a diversificação de roteiros”, comemora a secretária do Turismo, Ana Maria Monteiro de Castro. Ela afirma ainda que a expectativa é que a conclusão do asfalto consolide um novo ciclo de desenvolvimento, equilibrando acesso, preservação ambiental e geração de oportunidades para as comunidades locais.

 

Comentários (0)