As ações do Plano Estratégico de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Tocantins para o ano de 2025 já começaram a ser delineadas pelo Governo do Estado. Um encontro entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria de meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) Corpo de Bombeiros e Defesa Civil deu início às conversações para definir a construção do plano.
A reunião aconteceu nesta segunda-feira, 24, na sede da Semarh. O objetivo, conforme antecipado pelos participantes, é reforçar as ações de prevenção, monitoramento, combate e responsabilização por incêndios florestais, além de ampliar a estrutura e a capacidade operacional dos órgãos competentes para promover a conscientização ambiental e implementar diversas outras medidas previstas para reduzir a ocorrência de incêndios no Tocantins.
Em 2024, o Tocantins ficou entre os primeiros estados brasileiros com maior número de queimadas, tendo registrado um aumento de 160% na área queimada, passando de 1.218.371 para 3.080.982 hectares. Propriedades particulares foram as mais afetadas, representando 49,7% da área total queimada.
O Plano
O planejamento estratégico definido está baseado em cinco eixos principais: Prevenção, Monitoramento, Combate, Fiscalização e Comunicação Social. Durante a reunião, foram detalhadas as ações previstas para cada um deles.
Entre as medidas do eixo de prevenção, o Naturatins, responsável pela gestão das Unidades de Conservação (UCs) estaduais, irá elaborar estratégias de manejo do fogo para essas áreas, alinhados ao Manejo Integrado do Fogo (MIF). Além disso, serão realizadas campanhas educativas sobre os riscos do uso indiscriminado do fogo, incentivando alternativas sustentáveis para as comunidades rurais e locais.
No eixo de monitoramento, uma das ações estratégicas será o emprego de drones e outras tecnologias para acompanhar as áreas de risco dentro das UCs.
No eixo de combate, por sua vez, estão previstas medidas como o uso de aeronaves para atuação em regiões críticas e a aquisição de equipamentos e toda a estrutura necessária para a atuação da Brigada Gavião Fumaça, garantindo mais segurança e eficiência no enfrentamento dos incêndios.
Considerações
Em suas considerações, o presidente do Naturatins, Cledson Lima, disse que a elaboração antecipada de um plano estratégico pelos órgãos responsáveis é fundamental para fortalecer as ações de prevenção e combate aos incêndios, além de minimizar seus impactos no Estado.
O secretário da Semarh, Marcello Lélis, por sua vez, lembrou que a determinação do governador Wanderlei Barbosa tem sido clara quanto à necessidade da implementação de medidas para fortalecer o combate aos incêndios no Estado e que as demandas decorrentes da reunião seriam levadas para o chefe do executivo estadual e à equipe econômica e administrativa do governo.
O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, demonstrou otimismo quanto às medidas que estão sendo adotadas. “Estamos empenhados nesse planejamento, e eu tenho certeza de que, neste ano, vamos conseguir reduzir os números de incêndios florestais no Tocantins”, destacou.
Comentários (0)