Com duas candidaturas, UFT escolhe nova reitoria no próximo dia 15 de forma virtual

O processo tem como pleiteados as chapas “Você Conhece, Você Confia”, encabeçada pelo atual reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; e “Inova UFT”, que é de oposição liderada por Marli Terezinha Vieira

Crédito: Reprodução

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza no próximo dia 15 Consulta Eleitoral para reitoria e vice-reitoria. Na oportunidade, a comunidade acadêmica da UFT escolherá os próximos gestores para o quadriênio 2021/2025. Será a primeira vez que a consulta ocorrerá de forma online, por conta da pandemia da Covid-19. 

 

Candidatos 

 

O processo tem como pleiteados as chapas “Você Conhece, Você Confia”, encabeçada pelo atual reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, e com Marcelo Leineker Costa como vice; e “Inova UFT”, que é de oposição e liderada por Marli Terezinha Vieira e Vinicius Pinheiro Marques como vice-reitor do grupo.

 

A votação será realizada através de link que ainda será divulgado pela instituição. Podem votar estudantes da graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos. Apesar da seleção, a definição final de quem assumirá a gestão da instituição é do presidente da República, Jair Bolsonaro. 

 

Perfil dos candidatos 

 

Luís Eduardo Bovolato é formado em Geologia pela UFMT, com mestrado e doutorado em Geografia pela Unesp, e especialização em Geociências e Gestão Empresarial. Trabalha na UFT desde maio de 2003, tendo ingressado no quadro de servidores da Universidade entre os primeiros docentes concursados. Como gestor, foi diretor do Câmpus de Araguaína de 2008 a 2016, período em que também exerceu a presidência do Conselho Diretor, da Comissão de Avaliação Docente e do Comitê Gestor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia. Foi vice-reitor da UFT de 2016 a 2017, quando assumiu a reitoria após a morte da então reitora Isabel Auler.  Foi representante da UFT no Conselho Municipal de Educação de Araguaína durante os anos de 2014 a 2016, e exerceu o cargo de Superintendente Regional do Serviço Social da Indústria do Estado do Tocantins entre 1997 e 2002.
 

Marli Terezinha Vieira é graduada em Ciências Contábeis e Direito, especialista em Controladoria, mestre em Ciências Contábeis e doutora em Administração. Atualmente cursa o pós-doutorado em Inovação e Transferência de Tecnologia e pós-graduação em Análise de Dados. Atua como professora-pesquisadora na UFT, no curso de Ciências Contábeis e no mestrado profissional PROFNIT. Coordenou o Curso de graduação em Ciências Contábeis entre os anos de 2013 e 2015. Exerceu temporariamente a função de pró-reitora e assessora na PROAP-UFT e de Diretora de Políticas Educacionais na Prograd-UFT. É diretora de ensino e pesquisa da Academia Tocantinense de Ciências Contábeis. 
 

UFT 

 

Com aproximadamente 15 mil estudantes de graduação, a UFT possui campi nas cidades de Tocantinópolis, Araguaína, Miracema, Porto Nacional, Gurupi, Arraias e, na capital, Palmas.

 

Comentários (0)