Com estoques críticos, Hemorrede Tocantins precisa urgentemente de sangue

Os estoques dos hemocentros estão em situação crítica para os fatores A positivo, A negativo, O negativo e AB negativo

Crédito: Dayana Nascimento/Governo do Tocantins.

Para continuar atendendo as demandas dos hospitais públicos e privados e manter a rotina de cirurgias eletivas, em todo o Estado, a Hemorrede Tocantins precisa, com urgência, de doação de sangue, em especial os fatores A positivo, A negativo, O negativo e AB negativo.

 

“Geralmente em início de ano, as pessoas estão em viagem, em decorrência das férias e as doações baixam, mas especificamente nesta semana, chegamos a uma situação crítica e, por isso, conclamamos os doadores que compareçam às nossas unidades, que estão com funcionamento normal”, afirmou a técnica responsável pela captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP).

 

A Hemorrede possui unidades de coletas em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Augustinópolis, as quais funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h e nos sábados, das 7h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 642 8822

 

Critérios para doação de sangue

 

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Comentários (0)