Com exceção da unidade do HGP, Hemocentros abrem nesta sexta, 13, e sábado, 14

Medida busca assegurar estoques suficientes e atender as demandas dos hospitais públicos e privados, durante o feriado prolongado

Crédito: Divulgação SES-TO

Para garantir estoques suficientes e atender as demandas dos hospitais públicos e privados, durante o feriado prolongado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) manterá o funcionamento das unidades da Hemorrede do Tocantins. Os hemocentros só fecharão no dia 12 de outubro, feriado que celebra a padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida e nos dias 13 e 14 de outubro, sexta e sábado, respectivamente, todas as unidades funcionarão normalmente, exceto a Unidade de Coleta de Palmas, em anexo ao Hospital Geral de Palmas (HRP).

 

“Como os atendimentos de saúde não param durante o feriado prolongado, é muito importante que os doadores estejam informados sobre os dias que as unidades estarão abertas, pois estamos no momento com nossos estoques baixos e precisamos que os doadores compareçam para fazer a sua doação para que possamos garantir a continuidade do atendimento das demandas de sangue no Estado”, disse a superintendente Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes.

 

A Hemorrede do Tocantins informa ainda que o funcionamento dos Ambulatórios de Hematologia dependerá do agendamento de pacientes. Se houver demanda, funcionará normalmente.

 

Quem pode doar

 

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável. As pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos.

 

Também é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto.

 

Antes da doação o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores ou fumado nas últimas duas horas.

 

Para mais informações, a população pode ligar no 0800 642 8822.

Comentários (0)