Com inscrições gratuitas, congresso de Saúde incentiva produção cientifica no estado

Inscrição é gratuita e profissionais de saúde poderão doar 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade. Trabalhos aprovados no congresso serão publicados

Musafir convida profissionais a participarem de congresso
Descrição: Musafir convida profissionais a participarem de congresso Crédito: Valdo França

Será realizado nos dias 26 e 27 de maio o I Congresso Saúde Integrada do Tocantins, com tema “Atualização Científica Multiprofissional da Saúde”. O congresso tem o objetivo de evidenciar as boas práticas que acontecem nas unidades de Saúde do Estado e alavancar a produção científica. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas.

 

“Ano passado foram realizados mais de 4 milhões de atendimentos no Tocantins e nestas unidades muitas coisas boas são realizadas. Queremos aproveitar esse momento para mostrar as boas experiências da saúde e a partir do congresso estimular mais a produção científica”, destacou o secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir.

 

O secretário reforçou ainda a importância da participação dos profissionais no evento. “Queremos que todos participem, que se inscrevam. Quando se produz cientificamente, quando se estuda artigos científicos, se atualiza e, assim, o profissional acaba fortalecendo a forma humanizada de tratar os pacientes. Temos alunos de cursos superiores dentro dos hospitais e temos que ensinar o certo, a fazer a cirurgia adequada, não podemos inventar, nem improvisar, tudo tem que ter embasamento”, reforçou. 

 

A diretora da Escola Tocantinense do SUS (Etsus), Laudecy do Carmo, que faz parte da comissão organizadora do congresso, completa que o evento ainda vai possibilitar a integração dos profissionais da saúde que atuam na ponta com aqueles que estão na gestão. “Estamos trabalhando para conseguir o maior número de participantes. A inscrição é gratuita e os profissionais de saúde estão livres pra vir e, opcionalmente, podem doar 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade. Para isso, basta fazer a inscrição pelo site”, lembra. 

 

Apresentação dos artigos

 

Dois espaços serão destinados para apresentações científicas, um é o pôster eletrônico. Para ter acesso, basta acessar o site do congresso pelo endereço congressosaude2017.to.gov.br e preencher o pôster eletrônico. A comissão vai analisar e informará aos inscritos se o trabalho foi aprovado, terão 20 computadores no local do evento para que o público possa acessar os pôsteres, que são resumos de experiências dos profissionais de saúde de todas as áreas. 

 

“O outro espaço para exibição do trabalho é o pôster em banner. Teremos uma área no local do congresso onde estarão os pôsteres e serão apresentados para o público”, explicou o secretário Marcos Musafir, acrescentando que todos são convidados a apresentar trabalhos. “Temos milhares de trabalhos científicos sendo publicados diariamente no mundo e precisamos implementá-los aqui também. Com isso, vamos conhecer muitas experiências”.

 

Os trabalhos aprovados no congresso serão publicados em anais científicos. Nessa publicação estará um resumo de cada apresentação com vistas a oferecer ao público médico e a todos os profissionais de saúde que não puderam comparecer ao congresso, as informações científicas discutidas durante o evento.  

 

As inscrições são gratuitas, se encerram no dia 24 de maio e podem ser feitas no site congressosaude2017.to.gov.br. O congresso é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, em parceria com o Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Conselho Estadual de Saúde (CES), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS - TO), Prefeitura de Palmas e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas. 

 

Regulamento para apresentação de pôster eletrônico

 

1)    Indicar local da realização do trabalho

2)    Informar autor e, quando houver, coautor

3)    Relatar título e área de atuação

4)    Para a apresentação do trabalho: formato resumo; fonte Arial, tamanho 12; apresentar os objetivos, material, metodologia e conclusões/resultados; máximo de 150 caracteres

5)    É proibido o uso de recursos fotográficos e/ou imagens

6)    Para o recebimento do certificado é obrigatório o preenchimento correto e completo da ficha de inscrição

7)    Os trabalhos aparecerão em ordem alfabética e por área de atuação, de acordo com os equipamentos disponibilizados nas estações do evento

8)    Os trabalhos aprovados serão incluídos nos anais científicos do evento e o autor será informado por email

9)    O autor, ao se inscrever, autoriza a exibição do seu trabalho e a publicação nos anais específicos do congresso

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