A temporada de praia 2024 está movimentando o turismo e a economia de mais de 40 cidades praeiras do estado do Tocantins. Para contribuir com os municípios, o Governo do Estado investiu mais de R$ 35 milhões. Entre as temporadas que receberam este apoio, estão a Ecopraia da Tartaruga em Peixe e o Praião do Dominguinhos em Paranã.
Considerada uma das mais tradicionais temporadas de praia, a Ecopraia da Tartaruga, em Peixe, conta com infraestrutura completa e está distribuída em uma área de 226 mil metros . São oito barracas que vendem alimentos e bebidas, além de contar com postos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e uma tenda da Saúde, disponível aos finais de semana das 7 às 19 horas, com equipe de enfermagem e suporte de ambulância.
Em Paranã, no sul do Estado e a 347 quilômetros da capital, Palmas, o Praião do Dominguinhos é um dos principais atrativos da região durante o mês de julho. O local atrai turistas em busca de descanso e diversão nas águas doces banhadas pelo Rio Paranã. O Praião oferece estrutura completa com 15 barracas que vendem alimentos e bebidas, áreas esportivas, palco para atrações culturais, e uma área demarcada para banho.
O governador Wanderlei Barbosa destaca a importância dos investimentos estaduais para a realização de eventos que contribuem para o desenvolvimento econômico dos municípios e para o turismo regional.
Programação
Neste domingo, 21, a animação no Praião do Dominguinhos ficarão por conta da banda Psirico, Papazone e Trio da Huanna. Em Peixe, o show aconteceu na noite deste sábado, 20, com DJ Lelis. Confira aqui a programação de outras praias para este domingo, 21.
Selo Praia Sustentável
Para promover a sustentabilidade durante a temporada de praia, o Governo do Tocantins introduziu, neste ano, o Selo Praia Sustentável. A iniciativa reconhece praias que cumpram os critérios do selo, como a instalação de lixeiras, sinalização adequada, píer, estacionamento, banheiros acessíveis, estação de coleta seletiva, ações ambientais como a coleta de óleo, saneamento das barracas comerciais e análise microbiológica da água. Além do reconhecimento, as praias premiadas recebem um incentivo de R$ 100 mil para investimentos.
A Ecopraia de Peixe é se enquadra nos requisitos para garantir o Selo Praia Sustentável. A praia, já ganhando o status de Ecopraia por adotar práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis em sua gestão e utilização, reforçou as medidas para preservar e proteger o ambiente natural ao redor.
Comentários (0)