Com licenças ambientais assinadas, Cidade do Automóvel de Palmas pode ser implantada

Projetos preveem organização do setor automotivo, incentivo a novos empreendimentos e avanço na área de inovação e tecnologia na Capital

Crédito: Edu Fortes/Secom Palmas

As licenças ambientais para implantação da Cidade do Automóvel em Palmas foram assinadas nesta terça-feira, 27. Com a liberação dos documentos, o projeto de iniciativa do Governo do Estado já pode ser implantado.

 

 

A assinatura das licenças pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos ocorreu durante solenidade no pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e na presença do governador Wanderlei Barbosa e secretários municipais e estaduais, além deputados e outras autoridades. 

 

 

De acordo com o município, a área do projeto, considerado estratégico para organizar setores econômicos, estimular novos investimentos e promover desenvolvimento urbano na Capital, foi ajustada para ampliar a oferta de lotes destinados a empresários. “Nós temos a obrigação legal de manter, no mínimo, 15% de área pública municipal. A Cidade do Automóvel estava com 18% e reduzimos para 15%. Com isso, surgem 40 novos lotes, totalizando 361 terrenos para empresas que vão integrar esse novo polo”, detalhou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.

 



O prefeito propôs um incentivo fiscal para atrair empresas. “Um dos impostos mais caros que temos é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Vou encaminhar um projeto de Lei Complementar para permitir que o Município abra mão do primeiro ITBI. Quando a empresa percebe que já começa com um custo menor, entende que o Município está sendo parceiro. É um passo importante para tirar esse setor da informalidade e organizar uma atividade que hoje está espalhada pela cidade”, afirmou.

 


Centralização de serviços

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou que a Cidade do Automóvel vai concentrar serviços e facilitar a vida da população. “Vai ser um projeto muito importante para Palmas. Depois, vamos levar um modelo como esse também para Araguaína e Gurupi. Vamos tirar os serviços automotivos das quadras e levar para um único local, facilitando desde a compra de um veículo até serviços como alinhamento e troca de pneus. Serão mais de 360 empresas instaladas de forma organizada”, disse.

 



Wanderlei agradeceu ao prefeito pelo licenciamento das áreas, etapa que permite o início das obras. “Agradeço ao prefeito pelo licenciamento, que é a permissão para que possamos entrar, trabalhar e abrir as ruas. A licitação já está encaminhada, com R$ 38 milhões em conta para começar esse projeto. O mesmo vale para o Parque Tecnológico, que também foi licenciado hoje”, afirmou.

 



Novo parque
Durante o evento, o governador formalizou a cessão de uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados ao município de Palmas para a implantação do Parque da Região Norte da Capital. “O prefeito me solicitou uma área para construir o Parque Norte e eu vou entregar a escritura desse terreno, com pouco mais de 20 alqueires. Grandes vazios urbanos geram prejuízos e acabam se tornando espaços para práticas ilegais. Precisamos ocupar essas áreas com urbanização e qualidade de vida”, declarou. “Estou entregando a escritura pública para que o prefeito possa realizar essa obra tão sonhada e importante para a população da região norte da nossa Capital”, concluiu.

Comentários (0)