Com mais de 6 mil cisternas sem entregar, ATS pode prorrogar programa por um ano

Em nota ATS estima que instalação completa das cisternas do programa Tocantins Sem Sede pode levar mais um ano: faltam mais de 6 mil para serem entregues e ATS diz que 1.500 estão instaladas

Cisternas ainda não funcionam como deveriam
Descrição: Cisternas ainda não funcionam como deveriam Crédito: T1 Notícias

A Agência Tocantinense de Saneamento confirmou em nota ao T1 Notícias que ainda precisa entregar 6.298 cisternas ao longo dos 27 municípios do Sudeste tocantinense a serem atendidos pelo programa Tocantins Sem Sede.

 

Questionada sobre os motivos do atraso na implantação do programa de forma a atender seu objetivo final: dotar de reservatórios abastecidos as casas de milhares de famílias que sofrem com a estiagem no Sudeste, a agência encaminhou nota informando que o programa é complexo e que houve atraso tanto na entrega quanto na instalação das cisternas.

 

O prazo de conclusão, com a entrega das cisternas instalados era estimado para dezembro de 2014, mas diante do atraso no cronograma a ATS pode solicitar prorrogação. 

 

Segundo apurou o T1 Notícias, atualmente o número de cisternas instaladas e funcionando no Sudeste não chegaria a 800. Consultada, a assessoria de imprensa da ATS informou que 1500 cisternas das pouco mais de 5 mil entregues estariam instaladas,

 

Às margens das rodovias que cortam a região algumas delas estão danificadas. Poucas são as que se encontram devidamente instaladas e cobertas, uma vez que a cobertura é que fará a coleta da água de chuva para abastecimento do reservatório, cujo conteúdo deverá ser racionado durante a estiagem.

 

As cisternas começaram a ser distribuídas em junho de 2013. Durante lançamento do programa emergencial Tocantins Sem Sede, em Natividade, no dia 20 de agosto de 2013, o então governador Siqueira Campos discursou sobre a amplitude do programa que seria implantado em parceria com o governo federal.

 

À época o então secretario Eduardo Siqueira Campos estimou que seriam necessárias 8 mil viagens para entregar todas as cacimbas”. O presidente da ATS, ex-deputado Edmundo Galdino também discursou lembrando que este seria o maior programa de abastecimento alternativo de água executado pelo governo federal em parceria com o estadual nos últimos 40 anos.

 

Confira as explicações da ATS para a morosidade na execução do programa:

 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE INSTALAÇÃO DAS CISTERNAS DO PROGRAMA MAIS ÁGUA SUDESTE

 

A PRESIDÊNCIA DA AGÊNCIA TOCANTINENSE DE SANEAMENTO - ATS VEM ESCLARECER A ESTE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, SITE T1 NOTÍCIAS QUE O PROGRAMA TOCANTINS SEM SEDE ESTÁ EM SUA  ÚLTIMA ETAPA QUE É A INSTALAÇÃO DAS CISTERNAS NOS 27 MUNICIPIOS DO SUDESTE. UM TOTAL DE 5.052 RESERVATÓRIOS JÁ FORAM DISTRIBUÍDOS ÀS FAMILIAS CONTEMPLADAS E OUTROS 6.298 ESTÃO SENDO ENCAMINHADOS, DIARIAMENTE, ÀS CASAS DOS BENEFICIADOS.

QUANTO AO PRAZO DE ENTREGA, ESTA AGÊNCIA ESCLARECE  ALGUNS EPISÓDIOS QUE CONTRIBUIRAM PARA QUE  HOUVESSE  ATRASO NA DISTRIBUIÇÃO DO BENEFÍCIO. A PRESIDÊNCIA DA ATS EXPLICA QUE EM FUNÇÃO DA GRANDIOSIDADE DO PROGRAMA O CUMPRIMENTO DE TODAS AS ETAPAS PREESTABELECIDAS LEVOU MUITO TEMPO.

 ETAPAS DO PROGRAMA

1 - NO INÍCIO DO PROCESSO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA, 2012, O ESTADO DO TOCANTINS NÃO FOI INCLUÍDO NO PROGRAMA “ÁGUA PARA TODOS”, DO GOVERNO FEDERAL QUE É VOLTADO, EXCLUSIVAMENTE, PARA O SEMIÁRIDO NORDESTINO. APÓS UM ANO E MEIO, PERIODO DE AJUSTE ONDE FOI PROJETADA A CASA-ABRIGO,   PROJETOS E CONVÊNIOS FORAM SÃO ASSINADOS PELO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO E O TOCANTINS.

2 – A INDÚSTRIA FABRICANTE LEVOU MAIS DE 6 MESES PARA SE INSTALAR NO TOCANTINS E IMPORTAR OS EQUIPAMENTOS DA ITÁLIA E OUTROS 14 MESES PARA PRODUZIR E TRANSPORTAR AS CISTERNAS PARA AS SEDES DOS MUNICÍPIOS. NESTA ETAPA FORAM REALIZADAS 2.800 VIAGENS DE CARRETAS-PRANCHAS.

3 – INÍCIO DO TRANSPORTE DAS CISTERNAS PARA A CASA DAS  FAMÍLIAS BENEFICIÁDAS NA ZONA RURAL. NESTA FASE SERÃO  REALIZADAS  8.280 VIAGENS DE CAMINHÕES TOCO OU ¾.

4 – INSTALAÇÃO DAS CISTERNAS E CONSTRUÇÃO DA CASA-ABRIGO. ETAPA QUE LEVARÁ PELOS MENOS MAIS UM ANO DE TRABALHO.

PARALELO A INSTALAÇÃO DAS CISTERNAS, O PRESIDÊNTE DA AGENCIA TOCANTINENSE DE SANEAMENTO EDMUNDO GALDINO INFORMA QUE ALÉM DA INSTALAÇÃO DAS 11.350 CISTERNAS E CASAS- ABRIGO ESTÃO SENDO CONTRUIDAS 135 BARRAGENS TAMBÉM NOS 27 MUNICIPIOS DO SUDESTE E INSTALADOS 49 SISTEMAS COLETIVO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MUNICIPIOS DE TODAS AS REGIÕES  DO ESTADO. TODAS AS OBRAS FAZEM PARTE DO PROGRAMA TOCANTINS SEM SEDE.

 Assessoria de Comunicação

Comentários (0)