Com manilhas na estrada, populares interditam TO 239 para pedir asfalto

O último acidente registrado aconteceu na última segunda-feira, 4, quando uma mulher morreu e cinco pessoas ficaram feridas, dentre elas, três crianças. Estrada estaria cheia de buracos...

Manilhas na estrada impedem passagem de veículos
Descrição: Manilhas na estrada impedem passagem de veículos Crédito: Mauro Martins

A TO 239, estrada que liga a BR 153 às cidades de Tupiratins, Itapiratins e Itacajá está interditada desde as 6h da manhã desta segunda-feira, 11, a cerca de 10km de Tupiratins.

Cerca de 150 pessoas, dentre fazendeiros, produtores rurais e a população da cidade, estão pedindo o asfalto na estrada. Segundo um dos líderes do movimento, o ex-prefeito da cidade, Mauro Martins, foram colocadas manilhas próximas à ponte para impedir que os carros passem. “Já tem cerca de 50 carros parados aqui”, informou.

De acordo com Mauro Martins, “a estrada está esburacada, só o lamaçal, atoleiros, numa situação péssima. Estamos reivindicando o asfalto que há mais de 30 anos é prometido pelo Governo do Estado para esta região e nunca chegou”. A estrada tem 44km de extensão e segundo Mauro Martins, apenas 8km tem asfalto.

O ex-prefeito explicou que na época da sua gestão foi solicitado o asfalto e o Governo Estadual começou a asfaltar a estrada, mas não concluiu. “Isso não pode ficar desse jeito. Teve um caso de acidente recentemente, em que uma mulher morreu e três crianças ficaram feridas e já teve caso até de paciente da ambulância vir de uma das três cidades para levar para Araguaína e ter que descer do carro para ajudar a empurrar a ambulância”, contou.

Ainda de acordo com o ex-prefeito, a Polícia Militar está no local fazendo a segurança. O T1 Notícias tentou contato com a PM, mas não obteve sucesso.

 

Acidente

Na segunda-feira passada, 4 de novembro, um condutor perdeu o controle do veículo e capotou uma caminhonete nesta estrada. Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas, dentre elas três crianças. O T1 Notícias noticiou o fato

 

NOTA - AGETRANS

A Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans) esclarece que a TO - 239, trecho: BR 153 a Tupiratins, com 44 quilômetros de extensão, teve obras de pavimentação iniciadas em 2007 onde foram executados apenas dez quilômetros . Em 2010 o TCE – Tribunal de Contas do Estado iniciou processo de tomada de conta especial, que finalizado em 2011 constatou irregularidades em virtude de pagamentos de serviços não executados, causando dano ao erário de mais de R$ 13 milhões.

O contrato com a empresa responsável pelo trecho foi reincidido em julho de 2013 e a Agetrans iniciou então a readequação para novo projeto executivo de engenharia, dando condição para o início de um novo procedimento licitatório. A fase agora é de captação de recursos para realização da obra.

A Agetrans esclarece ainda que enquanto a pavimentação não for reiniciada, o trecho receberá todos os reparos necessários para a trafegabilidade da via. O cronograma de execução dos reparos será iniciado nesta terça-feira, 12, com o patrolamento e correção de pontos críticos. 

 

(Atualizada às 18h14 para inserção de nota da Agetrans)

Comentários (0)