Com palestras durante todo o mês, Setas promove ação alusiva ao Outubro Rosa

Objetivo é conscientizar sobre o câncer de mama e colo do útero

Crédito: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Com o objetivo de conscientizar sobre o câncer de mama e do colo do útero, promover o diagnóstico precoce e a prevenção dessas doenças, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) realizou nesta terça-feira, 22, no auditório do Sistema Nacional de Emprego (Sine), um evento alusivo ao Outubro Rosa. A promogração foi realizada em parceria com o Comitê de Coordenação e Gerenciamento de Ações para Servidores Estaduais (CCGASE) e contou com a presença de representantes da Setas, Secretaria da Mulher, Liga de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins e do Hospital Jorge Saad.

 

Presente no evento, a secretária-executiva da Setas, Alessandra Camargo, disse que por conta do quadro bastante significativo de mulheres que atuam na secretaria, a pasta tem promovido ações alusivas ao Outubro Rosa. “Devido a uma rotina intensa acabamos deixando de lado os cuidados com a saúde e essas ações de mobilização visam sensibilizar, orientar e incentivar os cuidados com nosso corpo. O Outubro Rosa tem sido tema de reflexões em nossos devocionais que ocorrem às segundas-feiras, e hoje trazemos alguns parceiros para essa ação conjunta com orientações e palestras sobre os cuidados necessários”, destacou.

 

A diretora da Secretaria da Mulher e representante do CCGASE, Terezinha Aquino, explicou que o Comitê é uma junção de todos os órgãos estaduais que trabalham e ajudam a Secretaria da Mulher a desenvolver a política da mulher no Estado. “São 40 instituições, cada uma com duas pessoas participando do Comitê, que promove eventos e ações que possam levar conhecimento, ajuda, e contribuir para o desenvolvimento da política da mulher no Tocantins. Nesse Outubro Rosa estamos andando pelas instituições e levando esse despertar às mulheres. É necessário que nos lembremos que nossa saúde está em primeiro lugar. Para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero quanto mais cedo descobrirmos maior a chance de cura”, salientou.

 

A presidente da Liga de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins, Luzia América, disse que a ação é um momento de conscientização sobre os cuidados com o próprio corpo, conhecer o seu corpo e fazer os exames preventivos. “O câncer se diagnosticado precocemente tem alto índice de cura e as mulheres precisam se prevenir não só no Outubro Rosa, mas durante todo o ano”, ressaltou.

 

Enfermeiro da oncologia do Hospital Jorge Saad, Marcos dos Santos Cunha, compareceu ao evento para trazer informações básicas sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Ele apresentou, com auxílio de slides, vídeos e exercícios, alguns cuidados de prevenção importantes para a vida das mulheres e dos homens também.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais frequente em mulheres, depois do câncer de pele. No Brasil estima-se mais de 73 mil novos casos em 2024, com um risco de mais de 66 casos a cada 100 mulheres. O câncer de colo de útero é o terceiro mais comum. Se não tiver prevenção e cuidado, estima-se uma taxa de incidência de mais de 15 casos a cada 100 mil mulheres.

 

A psicóloga do Sine Tocantins, Érica Lustosa, disse que o evento é muito importante porque algumas mulheres tendem a negligenciar os cuidados com o corpo. “Esses eventos servem de alerta, já que às vezes vamos adiando os cuidados e quando procuramos já pode ser tarde demais. Eu tive um alerta de um caso de câncer na família e a partir daí passei a me cuidar, mas precisamos ter consciência de que essa prevenção precisa ser regular, precisamos nos antecipar”, argumentou.

 

Já a servidora da Superintendência do Trabalho, Tailane Rocha dos Santos, comentou que é sempre bom participar de eventos que reforce os cuidados com o corpo e já disse que começou a fazer prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

 

As palestras continuam durante todo esse mês de outubro nos órgãos estaduais por iniciativa da SecMulher e de mobilização do Comitê de Ações. O objetivo é alcançar as servidoras públicas do Governo do Tocantins e conscientizar sobre a importância da prevenção.

 

Liga de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins

A Liga de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins é uma intituição filantropica sem fins lucrativos, localizada em Palmas, Tocantins, que trabalha com pacientes diagnosticados com câncer, de todas as idades e patologias. A instituição ajuda com atendimento psicológico, fisioterapia, e com doações de cesta básica, material de higiene pessoal, roupa, compra de medicações entre as seções de quimioterapia e radioterapia, e demais necessidades.

 

Atualmente se dedica ao trabalho de prevenção, do câncer feminino, realiza exames de prevenção do câncer de colo uterino e de mama, feito com profissionais voluntários, e alguns exames em parceria com a secretaria municipal de saúde, e os demais são realizados e pagos com recurso da própria instituição, que promove eventos sociais, e vende bordados e artesanatos realizados pelas voluntárias.

Comentários (0)