Com quase 10 mil focos de incêndios, Governo do Estado decreta medidas emergenciais

Além do decreto e da entrega de veículos ao Naturatins, o governador Wanderlei Barbosa manteve nesta sexta-feira, 6, reunião com pelo 50 prefeitos mobilizados pela ATM para dar combate ao fogo

Incêndio na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado
Descrição: Incêndio na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado Crédito: Naturatins/Governo do Tocantins

Com quase 9.901 focos de incêndios florestais registrados até esta quinta-feira, 5, o Tocantins encontra-se na quinta posição no ranking dos estados que mais queimam no Brasil. O Estado, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) só perde para os estados do Mato Grosso (31.122 focos); Pará (24.466); Amazonas (16.729) e Mato Grosso do Sul (10.444). Em razão da gravidade da situação, o Governo do Tocantins publicou nesta quinta-feira, 5, o Decreto nº 6.840, que instaura situação de emergência em todo o território tocantinense pelo prazo de 180 dias, e anunciou a contratação de 60 brigadistas para atuarem nas regiões atendidas.

 

Nesta sexta-feira, 6, o governador Wanderlei Barbosa manteve encontro com prefeitos e prefeitas dos Municípios que possuem brigadas de incêndio para, juntos, alinharem ações estratégicas e conjuntas contra os incêndios florestais no Tocantins. Cerca de 50 gestores participaram da reunião, mobilizados pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

 

"Somos um dos Estados que mais queimam. Temos aproximadamente 10 mil focos espalhados por todo o Tocantins. E essa situação pode se agravar neste mês de setembro, que será mais quente e seco, com previsão de chuvas apenas para outubro. Precisamos de uma grande força-tarefa", disse Wanderlei Barbosa, ao lembrar que os incêndios florestais e urbanos também representam problema de saúde pública, pois sobrecarregam as unidades municipais e estadual de Saúde, com pacientes que apresentam problemas respiratórios.


O presidente da ATM, Diogo Borges, colocou a entidade à disposição  e informou que a entidade está em contato com todos os prefeitos dos Municípios com brigada, que hoje lideram mais de 600 brigadistas, para que sejam parceiros do estado neste combate ao fogo. 

 

Sobre a assinatura do Decreto de Emergência

A assinatura do decreto ocorreu nesta quinta-feira, 5, em solenidade no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos. No período estabelecido no decreto, o Governo do Estado autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros Militar. A normativa autoriza as forças a adentrarem em propriedades, públicas ou privadas, para prestar socorro ou determinar a evacuação de pessoas em situação de risco iminente, como também utilizar propriedades particulares em casos de iminente perigo público.

 

Seca prolongada

Sobre o atual momento, o governador Wanderlei Barbosa destacou a seca prolongada. "O Brasil inteiro tem vivido um momento muito difícil com os focos de incêndio e a seca prolongada; e, no Tocantins, não é diferente. Nós estamos trabalhando para combater e, nesse sentido, assinamos hoje [quinta-feira, 5] os decretos que viabilizarão recursos para os órgãos que estão no combate a esses incêndios, como também vamos aumentar o número de brigadistas e visitar os pontos que estão sofrendo com isso, para estarmos cada vez mais presentes no enfrentamento", destacou o governador Wanderlei Barbosa.

 

Durante a assinatura do decreto, o governador Wanderlei Barbosa fez a entrega de 25 novos veículos para o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e destinou 481 computadores para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO). Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo de Segurança Pública do Estado do Tocantins (Fuspto) e serão entregues gradativamente para as unidades da Polícia Civil, da Polícia Científica e para a Secretaria de Estado da Segurança Pública. O investimento total da iniciativa é de R$ 1.836.458,00. Presente no evento, o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota, ressaltou que os equipamentos vão possibilitar a execução das atividades da secretaria com ainda mais agilidade e qualidade

 

Momento Preocupante

Recentes gráficos mostraram um crescimento de 121% na área queimada no Brasil. Só no mês de agosto, o Tocantins registrou 8.849 focos de incêndio até 31 de agosto. O presidente interino do Naturatins, coronel Edvan de Jesus, reforçou que os veículos entregues facilitarão o trabalho de combate às queimadas. "O Tocantins e outras localidades do país vivem esse momento realmente preocupante. Os carros entregues para o Naturatins serão muito importantes para que possamos implementar ainda mais medidas no combate às queimadas, nos municípios que mais são afetados", pontuou o gestor.

 

Com a entrega dos veículos, o Naturatins e os demais órgãos envolvidos no combate a incêndios estarão melhor equipados para enfrentar as queimadas ilegais. A articulação que assegurou as caminhonetes foi realizada pela Secretaria de Estado da Administração (Secad). "O governo Wanderlei Barbosa é marcado por essa união de todas as secretarias. Hoje, inclusive, presenciamos mais um desses momentos, em que, em conjunto, poderemos intensificar o combate a incêndios, que têm gerado grande preocupação não só no Tocantins, mas em todo o Brasil", ressaltou o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica. 

 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), coronel Peterson Queiroz de Ornelas, enfatizou que os órgãos de fiscalização seguem unidos para combater os incêndios em todo o Tocantins. "Nós unimos esforços para trabalhar sempre em conjunto, protegendo todas as áreas e atuando de maneira direcionada e otimizada. Essas viaturas entregues nos auxiliarão nesse sentido, fornecendo ao Naturatins, que integra o Comitê do Fogo, o necessário para aumentar ainda mais sua área de cobertura. O governador também autorizou a contratação de mais 60 brigadistas, então a expectativa é a de que poderemos seguir assim, combatendo os focos de queimadas no Tocantins", salientou o comandante-geral.

 

 

Comentários (0)