Após o retorno do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) ao cargo na sexta-feira, 5, por decisão monocrática do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), as atenções se voltam para retomada da agenda administrativa de Wanderlei e a redefinição de seu secretariado, que passou por mudanças durante a gestão interina de Laurez Moreira (PSD).
Wanderlei Barbosa já reassumiu a gestão do Executivo estadual e isso está oficializado no Diário Oficial do Estado (DOE), publicado na noite desta sexta-feira, 5. Consta dele o Termo de Reassunção de Barbosa ao cargo de governador. Pelo documento, o chefe do Executivo ratifica o compromisso de “manter, defender e cumprir a Constituição Federal e a Estadual, observar as leis, promover o bem geral, sustentar a união, a integridade e o desenvolvimento do Tocantins".
Com a reassunção ao governo do Estado, Wanderlei Barbosa está apto a reorganizar o governo em acordo com seu perfil, o que significa que de hoje (sábado, 6) até segunda-feira, 8, e durante toda a semana, ocorram exonerações do atual quadro de secretários, presidentes de autarquias e outros cargos; e nomeação de sua equipe.
Julgamento na Segunda Turma
Em paralelo a isso, a semana também é de expectativa, pois na quarta-feira, 10, quinta-feira, 11, está agendada sessão virtual da Segunda Turma para analisar a liminar concedida pelo ministro Nunes Marques. O colegiado decidirá se vai manter ou derrubar a decisão que reconduziu Wanderlei Barbosa ao cargo de governador. A Segunda Turma é composta pelos ministros Gilmar Mendes (presidente), Dias Toffoli, Luiz Fux, André Mendonça e o próprio Nunes Marques.
Comemorações
Em pesquisa às redes sociais do governador Wanderlei Barbosa e seus apoiadores, apenas celebrações alusivas ao seu retorno. Um das publicações mais emblemáticas está no perfil do governador. Na tarde desta sexta, 5, ele publicou uma foto ajoelhado em uma paisagem, acompanhada da legenda: "Obrigado, meu Deus".
Comentários (0)