Comissão deve concluir estudos para troca do Hino do Tocantins em 20 dias

A proposta é transformar a música do Cantor Genésio Tocantins (Hino ao Tocantins) em hino oficial no lugar da letra feita por Liberato Póvoa, considerada por lei, desde 1998, o hino oficial.

Genésio Tocantins espera aprovação de sua música
Descrição: Genésio Tocantins espera aprovação de sua música Crédito: Web

Governo do Estado criou  uma comissão para estudar a  mudança do Hino do Tocantins. O decreto está publicado no Diário Oficial do Estado do ultimo dia 6. A proposta é transformar a música do cantor e compositor Genésio Tocantins (Hino ao Tocantins) em Hino oficial do Estado em substituição ao atual composto por Liberato Póvoa, instituído pela Lei 977/1998.

Segundo o presidente da comisão, secretário de Estado da Educação e Cultura, Danilo de Melo Sousa, dentro de 20 dias a comissão já poderá apresentar os resultados dos estudos para a troca do Hino. Após aprovada pela comissão criada pelo Governo, a proposta será encaminhada para apreciação da Assembleia Legislativa.

A comissão será composta por membros de entidades tocantinenses como Academia Tocantinense de Letras (ATL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Estadual de Educação (CEE), Fundação Cultural do Estado do Tocantins, Conselho Estadual de Cultura e Secretaria de Educação e Cultura.

Segundo Danilo de Melo o que motivou a proposta de trocar Hino é o fato de a população tocantinense já ter adotado a letra da música de Genésio Tocantins como o Hino do Estado, que inclusive, rotineiramente é cantado em sessões solenes “O Hino oficial nunca se tornou realmente um Hino. Existe a lei, mas o costume da sociedade se tornou maior que a lei, quase ninguém do Tocantins tem conhecimento do Hino oficial. Em algumas solenidades já se executa a música do Genésio e não o Hino instituído por lei” justificou o secretário

Em entrevista ao Portal T1 Notícias, Genésio Tocantins declarou estar satisfeito que sua música venha se tornar um símbolo do Estado.  “Sendo aprovado, eu fico satisfeito. Quando eu criei a letra, eu esperava que ela provocasse justamente isso: que as pessoas se identificassem com o que ela diz, exaltando a coragem e as lutas do povo tocantinense”.

Genésio declarou também que já vem sendo convidado para execução da música em solenidades e citou exemplo de quando foi escolhido para encerrar a sessão em comemoração aos 23 anos de criação do Estado do Tocantins na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Surpresa

Algumas das entidades que vão compor a comissão afirmaram que ainda não foram comunicadas oficialmente. A presidente da academia de Letras do Tocantins (ATL) Mary Sônia Matos Valadares se mostrou surpresa com a notícia “Ainda temos que examinar a justificativa e a origem dessa mudança. Sei que já existe um Hino bem antigo elaborado pelo Liberato Póvoa e já participei de dois concursos para esta modificação, mas não houve mudanças". A presidente informou o integrante da entidade será indicado assim que o convite for feito oficialmente.

Hino Oficial

Com letra de Liberato Póvoa e música de Abiezer Alves da Rocha, o hino foi designado como oficial do estado pela lei n° 977 de 30 de abril de 1998, sob o mandato de Raimundo Nonato Pires dos Santos. A letra conta sobre as lutas e conquistas para a criação do estado do Tocantins e em alguns dos versos é citado o nome do atual governador Siqueira Campos e Theotônio Segurado.

Comentários (0)