Competição na Ilha do Bananal reúne indígenas do Tocantins e Mato Grosso

Crédito: Divulgação/Prefeitura Formoso do Araguaia

Governo do Tocantins realiza I Jogos Indígenas da Ilha do Bananal

Sinopse: Reunindo mais de mil esportistas indígenas de seis etnias do Tocantins e Mato Grosso, o evento segue até este sábado, 09, no município de Formoso do Araguaia.

Rísia Lima e Rafaela Mazzola/Governo do Tocantins


Às margens do rio Javaés, em meio à exuberante natureza da maior ilha fluvial do mundo, seis etnias indígenas dos estados do Tocantins e Mato Grosso participam dos I Jogos Indígenas da Ilha do Bananal. A competição começou na quinta-feira, 7, e segue neste sábado, 9, na aldeia Canuanã, município de Formoso do Araguaia.

 
Realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), e a Prefeitura de Formoso do Araguaia, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Assuntos Indígenas, os participantes competem nas mais de diversas modalidades. Entre elas, arco e flecha, luta corporal, atletismo, futebol e cabo de guerra.


A diversidade cultural presente nos jogos está representada na participação das etnias Javaé, Karajá, Krahô, Krahô Kanela, Tapirapé e Xerente. E, também, ressaltada na participação das mulheres nas modalidades futebol feminino, cabo de guerra e atletismo. Além das disputas, o evento conta com apresentações culturais e shows regionais.


Valorização cultural


Na realização dos jogos, o diretor de Proteção à Cultura dos Povos Originários e Tradicionais da Sepot, Célio Thorkã Kanela, ressaltou a importância do evento na promoção da cultura tradicional. “Quando valorizamos nossa cultura e promovemos o intercâmbio com outros povos, inclusive os não indígenas, a gente permite que as pessoas conheçam e respeitem mais nossas tradições, isso diminui o preconceito existente com a cultura indígena.”


A ocorrência dos jogos durante o feriado do dia 07 de setembro não é uma novidade na comunidade indígena de Canuanã, já era tradição as competições de futebol (uma das modalidades preferidas entre as etnias) e uma grande celebração aproveitando a reunião entre os parentes (maneira como se referem aos indígenas de outras etnias). O crescimento na participação fez com que as modalidades fossem ampliadas e cada vez mais público fosse atraído ao evento.


Percebendo o potencial para o município, a Prefeitura de Formoso do Araguaia decidiu encampar a realização dos I Jogos Indígenas da Ilha do Bananal. O prefeito de Formoso do Araguaia Heno Rodrigues, expressou sua “alegria em participar da organização dos jogos de Canuanã, primeiro por ser uma tradição e segundo, porque este ano tivemos um apoio do governo do Estado, através da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais para que a gente pudesse aprimorar essa festividade. Além de ter todas as etnias aqui da Ilha do Bananal, temos também outras etnias aqui do estado do Tocantins e de outros estados. É oportunizar o intercâmbio entre essas diferentes etnias e também permitir que a comunidade aqui de Formoso tenha contato com esses indígenas nesses dias em que estão sendo realizados esses jogos aqui na aldeia.”


Expectativas positivas


A secretária municipal da Educação, Cultura e Assuntos Indígenas de Formoso,  Isabel Lima, que esteve à frente da organização junto com a comunidade de Canuanã relatou que “esse é o primeiro ano que a prefeitura participa e a expectativa foi muito boa, muito positiva. Estamos vivenciando esse momento com grande satisfação para a gestão municipal, tanto por envolver etnias em nível de estado e, também, pela reação da comunidade indígena. Ontem o cacique Tehãbi Javaé expressou a felicidade dele emocionado com esse evento, com a forma de organização e a participação de todos”.

Comentários (0)