Competição reúne 40 estudantes paratletas da rede estadual em Palmas

Este ano, os Parajets tiveram adesão de mais municípios e ainda aumentou a participação de atletas com nanismo

As competições nesta sexta aconteceram na Apae
Descrição: As competições nesta sexta aconteceram na Apae Crédito: Divulgação

Começou nesta sexta-feira, 10, a etapa estadual dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), em Palmas, e cerca de 40 paratletas de todas as regiões do Estado participam da competição que, neste primeiro dia, abrangeu jogos de tênis de mesa e bocha.

 

Os jogos foram sediados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Neste sábado, 11, foram realizadas as provas de atletismo, na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e a natação, na Escola Municipal Vinícius de Moraes.

O estudante Gustavo Henrique Ferreira do Nascimento, 14 anos, da Escola Estadual Antonio Delfino Guimarães, participa dos Parajets pela segunda vez e nesta edição conquistou medalha de ouro no tênis de mesa. "Estou muito feliz em levar essa medalha comigo", ressaltou. A professora Ivanes Sousa, disse que Gustavo é muito disciplinado nos treinos. "Ele é apaixonado pelo esporte. Dedicado nos treinamentos. A técnica evoluiu significativamente neste último ano", disse.

 

Este ano, os Parajets tiveram adesão de mais municípios e ainda aumentou a participação de atletas com nanismo. Em 2017 teve um inscrito e neste ano são três participantes. A cidade de Caseara teve seu primeiro representante no evento, com Calebe da Silva Brito, estudante do Colégio Estadual José Assis Brito. "Levar uma medalha para casa é bom demais", disse.

 

Paralimpíadas

 

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), tem a finalidade de estimular a participação de estudantes com deficiência física, visual e intelectual na prática de atividades físicas.

 

Os paratletas vencedores da etapa estadual dos Parajets classificam-se para as Paralimpíadas Escolares, a serem realizadas de 19 a 24 de novembro, em São Paulo.

Comentários (0)