Comunidade Quilombola do Prata em São Félix sofre há uma semana com a falta de água

Cerca de 200 pessoas estão sendo afetadas pela estiagem e apenas um poço abastece a região; segundo moradores, problema acontece todo ano

No final do ano passado equipe da ATS instalou um sistema de tratamento de água
Descrição: No final do ano passado equipe da ATS instalou um sistema de tratamento de água Crédito: Lidiane Moreira/Governo do Tocantins

Moradores da Comunidade Quilombola do Prata, localizada no município de São Félix, estão sem água há uma semana. Segundo relato dos afetados, os brejos estão secos e o único poço de 12 metros que abastece a região também esvaziou. Em entrevista ao T1 Notícias na manhã desta sexta-feira, 26, moradores relataram que já procuraram ajuda da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), mas foram informados que a bomba que joga água estragou e não estão conseguindo substituir por uma nova.

 

Ao T1, a lavradora Maria do Carmo Ribeiro, relatou que toda a comunidade precisa descer até o rio para lavar as roupas e pegar água em baldes para o uso doméstico. “Os brejos já secaram, e o poço que tem aqui, de 20 metros secou também. Temos que descer até o Rio, várias vezes por dia para pegar água para cozinhar, tomar banho e outras coisas”.

 

Também lavrador e morador da comunidade, Aliomar Sousa, disse que precisa caminhar de 200 metros até a margem do Rio e esse trajeto é feito mais de 10 vezes por dia, já que moram quatro pessoas em casa, sendo duas delas cadeirante. “Somos quatro pessoas em casa. Eu, minha esposa, meu filho e minha mãe, sendo que meu filho e minha mãe são cadeirantes e não podem ajudar a carregar os baldes e nem dá para levar para tomar no rio. Caminhamos 200 metros até o rio, lavamos as roupas, aproveitamos e já tomamos banho e temos que levar mais baldes para dar banho neles”.

 

Os moradores contaram ainda que já relataram o problema a ATS, mas foram informados que não encontraram bomba nova para substituir a estragada e também não deram prazo para solucionar o problema. “Quando ligamos lá, logo no primeiro dia que faltou água eles vieram aqui e verificaram que o problema era uma bomba que tinha estragado. A bomba liga, mas não joga água. Segundo eles, a agência não estava achando outra bomba para repor. Foi o que eles nos passaram. Mas também não falaram que dia vão conseguir. Todo anos passamos por um período de falta de água”, lamentou Maria do Carmo.

 

ATS responde 

 

Em nota, a ATS informou que realizou os "investimentos em Rede de Extensão de Água (RDA), um total de 8.660 metros, 66 ligações residenciais e sistema de tratamento à comunidade quilombola no povoado do Prata, em São Félix do Tocantins. As obras foram entregues à comunidade e beneficiam 300 pessoas". 

 

O Órgão disse ainda que "irá realizar a substituição da bomba. No entanto, esclarece que cabe a prefeitura de São Félix a manutenção. É de responsabilidade do município a zona rural. A ATS tem a concessão e é responsável pelo saneamento básico da zona urbana". 

 

Obras de saneamento

 

No final do ano passado foi instalada um Rede de Distribuição de Água (RDA), 66 ligações residenciais e sistema de tratamento de água à comunidade quilombola do povoado do Prata. Na época, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) utilizou recursos próprios na ordem de R$ 42.856 para compra de materiais hidráulicos, e mais R$ 7 mil em sistema de tratamento.

Comentários (0)