Concurso estadual começa neste sábado: quadrilhas de 8 cidades disputam

Grupos juninos consagrados de Palmas disputaram com quadrilhas do Estado pelo prêmio de campeã estadual. Vencedora concorrerá no concurso federal

Pisada da Butina, campeã do 22º Arraía da Capital
Descrição: Pisada da Butina, campeã do 22º Arraía da Capital Crédito: Secom Palmas
O 22º Arraiá da Capital mal terminou e as quadrilhas juninas de Palmas já estão trabalhando para mais uma apresentação competitiva. Os grupos juninos Caipiras do Sertão, Estrela do Sertão, Girassol do Cerrado, Pisada da Butina, Cafundó do Brejo e Caipiras do Borocoxó vão representar Palmas no 6° Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas do Tocantins, que acontece neste sábado e domingo, 5 e 6, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. No sábado a partir das 20 horas e no domingo a partir das 19 horas.
 
 
A Fundação Cultural apoia o evento que é realizado pela Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto) e a Comunidade Junina de Palmas (Cojupa) em parceria com a Secretaria Estadual da Juventude.
 
 
Ao todo, 17 grupos juninos confirmaram presença no Concurso e além de Palmas, os municípios de Tocantinópolis, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Ponte Alta do Tocantins e Sítio Novo, terão suas representantes nessa disputa. O evento contará ainda com a participação de um grupo junino da cidade de Barreiras (BA) que fará a abertura do evento.
 
 
O Concurso Estadual seleciona um grupo que representará o Estado no Concurso Nacional. Em 2013, a Caipiras do Borocoxó conquistou o Estadual e consagrou-se campeã Nacional no concurso que foi sediado em Palmas. Neste ano, o Concurso Nacional realizado pela Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas (Confebraq) será realizado no município de Maracanaú (Ceará).
 
 
O presidente da Fequajuto, Advan Rodrigues, se mostra motivado com o evento. “Cada vez mais temos a participação de novos municípios tocantinenses, o movimento junino já está presente de norte a sul do Estado. Temos grupos em condições de igualdade com o Nordeste e hoje conquistamos o respeito do Movimento Junino Brasileiro.”
 
 
A avaliação será feita por um corpo de 12 jurados, entre eles, representantes de Brasília e Ceará. Segundo Rodrigues, todos os 12 jurados contam com vasta experiência em avaliação junina, além de terem passado por aperfeiçoamento em cursos de jurados junino.
 
 
Programação
 
Sábado, 05 de julho, a partir das 20h
- Quadrilha Rosas de Ouro (Barreiras - BA)
- Matutos de Gurupi (Gurupi)
- Ministério Jovem (Tocantinopolis)
- Malacabados (Araguaina)
- Darcy Marinho (Tocantinopolis)
- Faisca do Sertão (Porto Nacional)
- Guaraí (Guaraí)
- Matutos do Sítio (Sítio Novo)
 
Domingo, 06 de julho, a partir das 19h
- Caipiras do Jalapão (Ponte alta do Tocantins)
- Racho Velho (Gurupi)
- Arranca Toco (Araguaina)
- Caipiras do Sertão (Palmas)
- Estrela do Sertão (Palmas)
- Girassol do Cerrado (Palmas)
- Pizada da Butina (Palmas)
- Cafundó do Brejo (Palmas)
- Caipiras do Borocoxó (Palmas)

 

(Atualizada às 9h45 do dia 04/07 com correção)

Comentários (0)