Confira os horários de funcionamento dos Hemocentros do Estado durante o Carnaval

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal

Crédito: Nielcem Fernandes

Os Hemocentros de Palmas, Araguaína, Gurupi e Augustinópolis funcionam no sábado, 02, o das 07h até 12h. Já nos dias 04 e 05 de março, não haverá funcionamento, retornando as atividades na quarta-feira, dia 06, às 7h. O Hemocentro de Porto Nacional funcionará até esta sexta-feira 1º, e retorna os atendimentos, na quarta, dia 06 às 7h.

 

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos. Além disso, é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e a apresentar documento oficial com foto.

 

A superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes Pimenta, ressalta que apesar de registrar queda nas doações, o carnaval é justamente a época em que aumenta a demanda por sangue nos hospitais, diante do alto número de acidentes de trânsito e episódios de violência. “Diante disso, é importante que as pessoas se sensibilizem de forma mais ampla sobre a importância e necessidade da doação. A solicitação é que os doadores não deixem de procurar as unidades da Hemorrede. Este fato foi agravado pelo aumento no número de casos de dengue neste período, que restringiram ainda mais as doações de sangue. Por isso convidamos os doadores para se programarem para realizar a doação antes de viajar”, afirmou.

 

Os requisitos básicos para doação

 

O candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), sem ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação, e sem fumar por pelo menos 2 horas.

 

Comentários (0)