Confirmado novo caso de Covid-19 em Palmas; Tocantins tem 12 pacientes recuperados

O novo caso confirmado é do sexo feminino, 31, sem histórico de viagem para fora do Estado e com contato com caso positivo da cidade, apresentou dores de garganta e está em isolamento domiciliar.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que neste sábado, 18, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), realizou 16 exames para Covid-19, com uma amostra positiva para Palmas. O novo caso confirmado é do sexo feminino, 31, sem histórico de viagem para fora do Estado e com contato com caso positivo da cidade, apresentou dores de garganta e está em isolamento domiciliar.

 

A Secretaria Municipal de Xambioá notificou ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) que 50 Profissionais que iniciaram prestação de serviço temporário para uma empresa privada na cidade, realizaram teste rápido, sendo diagnosticados dois pacientes positivos, um do Maranhão e outro de Goiás, ambos estão assintomáticos e isolados e serão notificados aos seus estados de origem, não entrando nos números oficiais do Tocantins.

 

Desta forma, o Tocantins conta agora com 33 casos confirmados da Covid-19, nas cidades de Palmas (23), Araguaína (05), Cariri do Tocantins (01), Gurupi (01), Dianópolis (01), Paraíso do Tocantins (01) e Tocantinópolis (01). Único óbito do Estado foi registrado na capital. 

 

Atualmente, o Tocantins apresenta um óbito, 12 pacientes estão recuperados e dispensados do isolamento, outros 19 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar, e um paciente está hospitalizado em Goiânia, Goiás. O dados consolidados pela Secretaria Estadual de Saúde referem-se aos exames realizados no dia pelo Lacen mais as notificações recebidas dos municípios até as 17h, os casos notificados após este horário entrarão no boletim do dia seguinte.

 

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) informa que o acompanhamento dos pacientes infectados pelo vírus é realizado pelos municípios e a recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que o isolamento seja de 14 dias. Passado o período, os sintomáticos leves e moderados, que estão em domicílio, são considerados curados. Os pacientes internados recebem alta depois de avaliação médica.

 

O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os número de Covid-19 no Tocantins.

 

Palmas

 

Com mais um diagnóstico positivo, a Capital chega ao seu 23º caso confirmado de Covid-19, neste sábado, dia 18. O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), informa que o novo caso é referente a uma mulher na faixa etária entre 30 e 39 anos, cuja contaminação ocorreu por outro caso confirmado de Palmas. Ela apresenta bom estado de saúde e está em isolamento domiciliar.

 

Das 23 pessoas que contraíram a doença na capital, 14 estão em isolamento domiciliar, oito tiveram alta e uma pessoa veio a óbito. O COE também divulgou que já totalizam 357 casos descartados e 1.049 notificações de síndromes gripais no Município. As informações são atualizadas e divulgadas diariamente no Boletim Epidemiológico de Palmas.

 

Quadro da doença em Palmas pode ser conferido em tempo real por meio do Painel Epidemiológico Covid-19 neste link.

 

Veja o Boletim completo.

 

Gurupi

 

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas deste sábado, 18, foram realizados quatro novos testes rápidos, sendo dois pelo Centro de Triagem Municipal e outros dois pela UPA. Todos testaram negativo para Covid-19. Os outros três casos suspeitos que aguardavam resultado do Laboratório Central do Estado – LACEN, também testaram negativo para COVID-19. Com isso, Gurupi chega a 75 casos descartados da doença.  Até o momento não há novos casos suspeitos aguardando resultado.

 

Gurupi continua com apenas um caso confirmado da doença, um homem de 58 anos que testou positivo após uma viagem para Goiânia (GO), onde passou por procedimento cirúrgico. Ele esteve internado em um hospital particular em Palmas, mas já recebeu alta no dia 11 de abril de 2020 e continua em isolamento domiciliar em Palmas. A Vigilância Epidemiológica do Município segue acompanhando o caso e monitorando as pessoas que tiveram contato com o paciente.

 

Comentários (0)