Conselho do Parque do Cantão debate plano de manejo e turismo em reunião em Caseara

Encontro discutiu projetos de conservação, visitação e demandas da comunidade local. Próxima agenda ficou definida para o dia 27 de novembro

Crédito: Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins

Temas como a revisão do Plano de Manejo, o projeto Restaura Cantão e o Termo de Compromisso com os torrãozeiros fizeram parte da 42ª reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão (CCPEC), ocorrido em Caseara, no Centro de Visitação do Parque. Participaram do encontro representantes do conselho, de órgãos públicos e privados, e instituições de ensino. Também foram pontuados assuntos como a programação de visitação do lugar, a adesão do projeto Um Dia no Parque e as atividades de divulgação dos pontos turísticos da região. Durante a agenda, que foi no último dia 25, ficou definida ainda que a próxima reunião será em 27 de novembro.

 

A diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Pela Ribeiro, destacou que o encontro foi importante para entender as necessidades dos conselheiros da região. “Foram discutidos pontos extremamente relevantes para a gestão da Unidade de Conservação (UC), e a reunião foi muito produtiva, pois contou com ampla participação. Os próprios conselheiros levantaram questões cruciais que permitirão à unidade definir encaminhamentos importantes, especialmente em relação ao uso público e ao plano de manejo. Entendemos que, sem a participação efetiva dos conselheiros e a integração entre as instituições, não é possível garantir a proteção efetiva do parque nem promover o crescimento consistente do PEC. Como diretora, posso afirmar que a reunião foi extremamente positiva e satisfatória”, ressaltou.

 

O representante da Associação dos Pequenos Produtores da Ilha Bananal, Cantão e dos Torrões, Sebastião José da Cruz, falou da importância do momento de debate. “O encontro foi fundamental para ouvirmos os conselheiros e avançarmos nas discussões. A participação de todos e o diálogo evidenciam a relevância deste espaço de debates”, destacou.

 

A professora Conceição Previeiro enfatizou a importância da diversidade de vozes no Conselho durante a reunião. "O encontro é sempre positivo, pois a participação de diferentes atores da sociedade civil e do governo contribui significativamente para as decisões sobre a gestão da Unidade de Conservação. É um momento essencial de debate e de busca por melhores práticas para o Parque do Cantão”, disse.

 

O representante da comunidade tradicional dos Torrãozeiros, Éder Esdras Galberto Pereira, destacou a relevância da reunião para discutir as questões da comunidade e as atualizações sobre o plano de manejo do parque. “Tivemos um encontro muito produtivo, no qual abordamos diversos temas, incluindo a implementação de atividades esportivas em alguns lagos e outros desafios enfrentados pela comunidade. Como amante do turismo, escolhi focar em iniciativas relacionadas a turismo, agroecologia e extrativismo, áreas fundamentais para o nosso desenvolvimento. Na minha ilha, conhecida como Ilha do Tazã, estamos desenvolvendo diversas ações turísticas, como turismo de contemplação e observação de aves. Ainda estamos na fase inicial de estruturação, construindo moradias e infraestrutura básica para o turismo, como trilhas com bancos e mesas, enquanto identificamos os pontos mais bonitos da natureza para observação da fauna e flora. Hoje, como Torrãozeiro e condutor local turístico, estou comprometido em garantir que todos da comunidade tenham a oportunidade de participar dessas atividades”, enfatizou.

Comentários (0)