Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial elege nova diretoria

Foram eleitos o presidente, Sérgio Roberto Jorges Alves, Gilma Ferreira como vice-presidente e Chris Teixeira Madureira como secretário.

Crédito: Divulgação

A nova diretoria do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) para o biênio 2024-2026 foi eleita nesta quarta-feira, 5, em votação aberta com as presença dos membros realizada em Palmas. Foram eleitos o presidente, Sérgio Roberto Jorges Alves, Gilma Ferreira como vice-presidente e Chris Teixeira Madureira como secretário.

 

Confira o perfil dos eleitos:

 

Sérgio Roberto Jorge Alves: possui graduação de Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2001), também é graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (2022). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2022). Atualmente, é professor no Instituto Federal de Educação do Tocantins-Campus Palmas, leciona a disciplina de Sociologia. Participou da Direção Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) no período de 2014 a 2018. Exerce desde março de 2022 o cargo de Vice-Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) em Tocantins. É Coordenador Executivo do Comitê de Direitos Humanos da Secretária de Educação do Tocantins.

 

Gilma Ferreira: professora, poetisa, arte educadora (artesanato e contadora de histórias), defensora popular e ativista dos movimentos de defesa dos negros e negras. Nasceu no dia 24 de novembro de 1971 na cidade de Porto Nacional Tocantins. Incentivadora de uma educação pública de qualidade e da leitura como base para empoderamento do cidadão. Atuou nas escolas públicas Dom Domingos Carrerot e Cem Florencio Ayres na educação básica e Unitins/ UFT no curso de graduação em Letras. Desenvolve projetos nas escolas e movimentos sociais pelo empoderamento e visibilidade da história e cultura afro-brasileira e da luta contra o racismo e feminicidio. Movimentos sociais que milita: GRUCONTO/Coletivo de Mulheres Negras e Populares de Porto Nacional,  Alagbara: Articulação de Mulheres Negras e Quilombolas do Tocantins/AMNB, Levante Feminista/AMB-TO e Associação dos Artesãos de Porto Nacional,

 

Chris Teixeira Madureira: nasceu em 28 de abril de 1987 e é natural de Campos Belos/GO. Ele concluiu o ensino médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus e continuou seus estudos no Seminário São José, ambos de Porto Nacional. Mais tarde, Chris estudou no Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo, em Palmas, onde concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. Desde 2013, Chris é servidor público efetivo do estado do Tocantins. Além de suas responsabilidades profissionais, ele sempre esteve envolvido em movimentos sociais e sindicais, demonstrando um forte compromisso com a justiça social e o bem-estar da comunidade. Atualmente, dedica-se ao curso técnico em mecatrônica, a fim de ter condições de elaborar projetos que favoreçam a agricultura familiar de assentados, quilombolas e indígenas, com baixo custo e tecnologia avançada.

Comentários (0)