Conselho Seccional da OAB/TO confirma apoio à proposta de paridade de gênero

A aprovação de apoio é válida para o projeto de paridade de gênero para os cargos de direção da Ordem.

Crédito: Divulgação/OAB Tocantins

Durante reunião ordinária, o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins aprovou o apoio ao projeto de paridade de gênero para os cargos de direção da instituição. O colegiado mostrou-se favorável para que a medida comece a valer nas eleições de 2021. 

 

A matéria, que teve aprovação unânime no Colégio de Presidentes Seccionais do CFOAB, está em discussão em vários órgãos da OAB e será apreciada em reunião do Conselho Federal da OAB ainda em dezembro para decisão definitiva.

 

"A OAB Tocantins deixa marcada na história sua posição em favor da equidade entre homens e mulheres. Acredito que a melhor maneira de se posicionar é assim, com amplo debate e atitude, e isso este conselho nunca teve receio de fazer durante toda a nossa gestão. Se as mulheres são metade dos inscritos na Ordem, nada mais justo que ocupem metade também dos cargos de direção", defendeu o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.

 

Para a vice-presidente da OAB/TO, Janay Garcia, a medida reafirma o compromisso da Ordem com a construção de uma sociedade e um sistema de representação mais justo. "A conquista da paridade na OAB é sem sombra de dúvidas uma demonstração de que o nosso Conselho Seccional e o CFOAB são favoráveis a igualdade de gênero, da paridade e acima de tudo são leais aos compromissos firmados outrora", destacou Garcia.

 

A Conselheira Federal da OAB/TO, Kellen Pedreira, relembrou a luta histórica das mulheres e as conquistas que permitiram que atualmente a paridade fosse aprovada na OAB/TO. 

 

“Sabemos que nosso Presidente Gedeon, diretoria e todos os integrantes do Conselho, sempre foram sensíveis à pauta da mulher Advogada. É uma honra fazer parte dessa história! Quando começamos ainda em 2015 a luta era pelo percentual de 30% nas chapas, com o Movimento Mais Mulheres na OAB/TO e com muita luta fomos vitoriosas. Agora isso se concretiza com 50% das vagas. Democracia é paridade de gênero. Ganha a mulher advogada, a advocacia e a população”, disse Pedreira.

 

ABMCJ/TO comemora

 

A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Tocantins, Elaine Noleto, participou da reunião do Conselho Seccional da OAB/TO e também comemorou a aprovação.

 

"Não há mais tempo para o adiamento de políticas que privilegiem ações afirmativas. Não é diferente quanto às políticas que devem ser implementadas para que mulheres ocupem os espaços de poder e possam efetivamente se posicionar quanto à tomada de decisões no sistema OAB", enfatizou Elaine.

 

Jovens advogadas

 

Em 2020, a OAB/TO nomeou pela primeira vez em 30 anos uma mulher para presidir a Comissão da Advocacia Jovem.

 

"Nós jovens advogadas estamos muito felizes com mais essa vitória. Parabéns OAB Tocantins por abraçar e apoiar essa pauta, sem dúvidas à representação numérica igualitária e paritária tornará os espaços políticos mais democráticos, harmonizando as diferenças", ressaltou a presidente da CAJ, Iara Lima.

Comentários (0)