A população tocantinense é convidada a contribuir com a construção do novo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) 2025-2035, por meio de uma consulta pública disponível até o dia 8 de agosto na plataforma Participa + Brasil. A iniciativa, conduzida pelos ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), visa reunir contribuições de leitores, escritores, agentes culturais e da sociedade em geral para o desenvolvimento de políticas públicas que garantam e ampliem o acesso ao livro, à literatura, às bibliotecas e à leitura no país.
Dividida em blocos, cada parágrafo do documento possui um balão onde é possível inserir comentários e sugestões sobre o tema. As contribuições enviadas vão ajudar a estruturar o novo Plano Nacional do Livro e Leitura, que orientará, pelos próximos dez anos, os projetos, programas e políticas públicas relacionadas ao tema. Todos podem participar.
Segundo a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Tocantins, Mayra Cabral, a retomada do debate sobre a leitura no Brasil é essencial. “A necessidade de uma nova redação do PNLL vem ao encontro da novas demandas educacionais, culturais e tecnológicas do nosso tempo, por isso é de suma importância a participação dos inúmeros representantes da sociedade civil na elaboração do documento”, disse.
PNLL
A elaboração do novo PNLL está prevista na Lei nº 13.696, que regulamenta a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), aprovada em 2024. A construção do plano depende da participação ativa da sociedade civil, incluindo bibliotecários, mediadores de leitura, livreiros, editores, escritores, coletivos, ativistas e especialistas da área. “Esperamos que o PNLL 2025-2035 consiga fornecer diretrizes mais sólidas para a articulação entre os governos Federal, estaduais e municipais em prol desse campo, capazes de subsidiar um novo pacto social sobre importância das Bibliotecas Públicas e Comunitárias, em especial, sobre a urgente necessidade de reabertura e requalificação desses equipamentos culturais em nossa estado”, acrescentou Mayra Cabral.
O documento será uma ferramenta essencial para que estados, municípios e organizações da sociedade civil desenvolvam ações voltadas à leitura em seus territórios. Também permitirá maior conhecimento e uso das leis e instrumentos de gestão cultural, contribuindo para a ampliação e qualificação de bibliotecas, realização de eventos literários, circulação de escritores, formação em escrita, entre outras ações.
Serviço
Consulta pública sobre o novo Plano Nacional do Livro e Leitura 2025-2035
Abertura: 07/07/2025
Encerramento: 08/08/2025
Quem pode participar: Todos os cidadãos.
Link: Participa + Brasil
Comentários (0)