Consuni da UFT aprova retomada do semestre letivo com 19 votos a favor e 4 contrários

A decisão foi oficializada na 53ª Reunião Extraordinária do Conselho. Aulas serão realizadas de forma remota e o calendário emergencial deve ser divulgado em breve.

Crédito: Print screen/T1 Notícias

Nesta quinta-feira, 8 de outubro, membros do Conselho Universitário (Consuni) realizaram de forma on-line a 53ª Reunião Extraordinária do Conselho. Após longo debate, decidiu-se, por 19 votos favoráveis, 4 votos contrários e nenhuma abstenção, pela retomada do semestre letivo de 2020/1, a ser realizado de moto remoto a partir dos próximos dias. O calendário emergencial deve ser divulgado em breve. A Universidade está construindo uma plataforma exclusiva para que acadêmicos cessem dúvidas a respeito da modalidade de ensino.

 

O presidente do Consuni e reitor, Luis Eduardo Bovolato, declarou que, a decisão da maioria dos votos é pautada em condições necessárias para o retorno remoto das atividades. "Ao longo desses meses, estivemos discutindo uma proposta de retomada das atividades letivas pautada em um arcabouço legal e observando-se as condições e particularidades locais, pedagógicas, psicológicas, socioeconômicas. Consideramos, ainda, o cenário nacional, uma vez que a UFT era a única universidade pública que não havia retomado seu calendário. A decisão se deu pela maioria de votos no Consuni e já reunimos as condições para retomarmos as aulas remotamente. A situação, sabemos, é de excepcionalidade e a perspectiva de seguirmos paralisados poderia impactar de forma negativa nossa Universidade”.

 

A discussão e votação abordaram o ponto “Diretrizes Gerais para desenvolvimento das atividades acadêmicas da UFT, Ensino Remoto (Online) e Ensino Híbrido, durante o período emergencial decorrente do coronavírus (Covid19)”. 

 

Inclusão Digital

 

Devido a parcela dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica não terem condições de acompanhar as atividades, a UFT aderiu ao programa do Ministério da Educação (MEC), intitulado Projeto Alunos Conectados. Com isso, os discentes que comprovarem estarem no grupo de vulneráveis, receberão suporte material e financeiro para o acompanhamento das aulas on-line. O programa de inclusão digital on-line terá duas categorias: concessão de chip de pacote de internet e auxílio financeiro para aquisição de notebook ou tablet. 

 

Oferta de disciplinas on-line no período emergencial

 

O pró-reitor de Graduação, Eduardo Cezari, destacou que, nesta retomada, serão analisadas as condições da oferta pelos docentes e o diálogo com os estudantes de cada curso sobre os impactos no cotidiano (e possíveis sobrecargas). "A orientação é de que mantenhamos ao menos um componente por docente, para que, nesse período, também possamos nos adaptar ao ensino remoto e mesmo planejar o semestre de 2020/2 a partir dessas experiências colaborativas".

 

Entenda

 

As atividades acadêmicas presenciais estão interrompidas desde o dia 16 de março e o calendário acadêmico suspenso desde 31 de março, em ocasião da situação de emergência ocasionada pela pandemia do coronavírus. As atividades administrativas da Instituição seguiram sendo realizadas remotamente desde então.

Comentários (0)