Contas de luz serão reduzidas em 9,85% em abril, por revisão de valores pagos a mais

A determinação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o ajuste ocorrerá em duas etapas. Na primeira, que acontecerá neste mês abril, de uma só vez, a tarifa será reduzida em 9,85

Ajustes são para reverter valores pagos a mais no ano passado
Descrição: Ajustes são para reverter valores pagos a mais no ano passado Crédito: Foto: Divulgação

A tarifa dos consumidores residenciais da Energisa Tocantins passará por ajustes para reverter o impacto de valores pagos a mais, no ano passado, pela parcela do Encargo de Energia de Reserva (EER) correspondente à contratação da energia da usina de Angra 3. A determinação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o ajuste ocorrerá em duas etapas. Na primeira, que acontecerá neste mês abril, de uma só vez, a tarifa será reduzida em 9,85%, referente à revisão de valores pagos a mais pelo consumidor no ano passado, pela parcela do Encargo de Energia de Reserva (EER).

 

O montante foi arrecadado mensalmente pelas distribuidoras nas contas de luz e integralmente repassado à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) ao longo de 2016.

 

“Vale ressaltar, porém, que a percepção da redução tarifária nas faturas dos consumidores se dará de acordo com os ciclos de leitura e faturamento de cada um, podendo levar até dois meses para se completar. Esse impacto também dependerá das variações de uma possível alteração da cor da bandeira tarifária que, a partir de abril, conforme anúncio feito pela agência reguladora, sai de amarela para a vermelha”, aponta a Energisa.

 

O Grupo Energisa controla 13 distribuidoras em Minas Gerais (Energisa Minas Gerais), Paraíba (Energisa Paraíba e Energisa Borborema), Rio de Janeiro (Energisa Nova Friburgo), Sergipe (Energisa Sergipe), Mato Grosso (Energisa Mato Grosso), Mato Grosso do Sul (Energisa Mato Grosso do Sul), Tocantins (Energisa Tocantins), São Paulo (Caiuá, Vale Paranapanema, Bragantina e Nacional) e Paraná (Força e Luz do Oeste). São aproximadamente 6,5 milhões de clientes – o que representa uma população atendida de cerca de 16 milhões de pessoas – em 788 municípios, nove estados em todas as regiões do Brasil. O grupo tem receita líquida anual de cerca de R$ 10 bilhões.

 

(Com informações da Ascom/Energisa) 

Comentários (0)