Cooperfrigu pretende expandir exportação de carne para Rússia

O empresário Oswaldo Stival explicou que em 2012 o aumento na exportação esteve em 25%, e os empresários Russos projetam ampliar entre U$ 8 e 10 milhões o volume de carne adquirida do Tocantins.

Reunião com governador
Descrição: Reunião com governador Crédito: Assessoria

“Queremos fortalecer ainda mais o nosso contato comercial com a Rússia e assim possibilitar mais negócios ao Tocantins”, assim destacou Oswaldo Stival, presidente da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) e José João Stival Júnior, Diretor de Comércio Internacional da Cooperfrigu, em audiência com o Governador Siqueira Campos na manhã desta sexta-feira, 28, juntamente com os representantes do maior grupo empresarial russo do setor, encabeçada pelo presidente Alexander Lipshits e pela diretora comercial Victoria Gladysheva da Citygrand, importador de primeira linha de carnes do Brasil.

Na audiência, a missão empresarial russa esteve acompanhada também do superintendente Federal da Agricultura no Tocantins -SFATO, Jalbas Manduca, e dos chefes do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e da Divisão de Defesa Agropecuária da SFATO, Mário Márcio Barros Araújo, secretário Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café e outras autoridades do Governo do Estado.

O empresário Oswaldo Stival explicou que em 2012 o aumento na exportação esteve em 25%, e os empresários Russos projetam ampliar entre U$ 8 e 10 milhões o volume de carne adquirida do Tocantins, o que corresponde a um aumento de 30% para 2013.

O Governador Siqueira Campos destacou como significativa a visita dos dirigentes empresariais russos e disse que o Tocantins se sente privilegiado em recebê-los, delegando ainda ao presidente da Citygrand, Alexander Lipshits, que seja porta voz para que arregimente mais empresários amigos russos visando direcionarem seus investimentos para o Tocantins. “A nós muito interessa em tê-los entre nós para, juntos, ampliarmos o nosso trabalho, tendo em conta que o empresário russo é um dos mais sérios do mundo”, expôs Siqueira Campos. “O ganho na parceria é muito importante para nós do Tocantins, mas o ganho maior é o nosso conceito que passa a se destacar perante o povo russo, pois ao tocantinense está em jogo a palavra, que vale muito mais que o papel ”, avalia o Governador.

Russos querem agilidade

O presidente Alexander Lipshits adiantou que seguindo o estilo russo de agilidade e ousadia, deverá ser de imediato o reforço no intercâmbio com o Tocantins. Ele espera também nova oportunidade de retornar ao Estado, inclusive para apreciar as belezas locais, a exemplo do Jalapão e outros pontos atrativos. Assinalou o Governador que a origem da carne tocantinense provém da forma extensiva associada com sistema próprio de confinamento, que garante a produção do que é conhecido no país e em outros mercados consumidores como ”boi verde” do Tocantins.

 

O grupo participa ainda hoje de reunião em Gurupi, na Cooperfrigu para acompanhar e conhecer o processo de confinamento do frigorífico. Oswaldo Stival afirmou ainda, ao analisar a capacidade de negócios da Rússia com o Brasil, voltada para a aquisição de carne bovina, suína e de frango num primeiro patamar, avaliou que será bastante positiva a ampliação dos negócios com os empresários russos. Stival afirmou que se o potencial de exportação animal tocantinense hoje para aquele país europeu está centrada na bovina é porque ainda as condições dos produtores do Estado precisam ainda se estruturarem melhor, de se alinharem às reais condições para exportarem nos demais segmentos da cadeia da carne. (Assessoria)

Comentários (0)