A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) divulgou nesta terça-feira, 20, a fase de conclusão de doutorado do coordenador de Odontologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), Dr. Rodrigo Martins, que desenvolve pesquisa em território internacional como incentivo à modernização e inovação na saúde.
Pesquisa com foco em reconstrução óssea
A pesquisa conduzida pelo profissional tem como objetivo o desenvolvimento de biomateriais para a reconstrução de defeitos ósseos, a partir de tecnologias de impressão 3D. Segundo a SES-TO, os resultados podem gerar mais conforto e eficácia no tratamento de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao modernizar a forma como esses casos são conduzidos.
“As possibilidades são enormes, uma vez que especialidades como ortopedia, neurocirurgia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia de cabeça e pescoço, odontologia e especialidades que são oferecidas pelo SUS, poderão se beneficiar com essa nova tecnologia”, afirmou Rodrigo.
Benefícios para pacientes do SUS
O tema central do estudo envolve o aprimoramento dos biomateriais utilizados em cirurgias de regeneração óssea. A proposta é beneficiar pacientes que tenham indicação de enxertos ósseos, tanto na odontologia quanto na medicina.
Entre os principais avanços está a possibilidade de evitar a retirada de osso de outra parte do corpo do paciente, substituindo o procedimento por um enxerto sintético impresso em 3D, desenvolvido com medidas exatas para corrigir os defeitos ósseos.
Para melhorar ainda mais os resultados, o estudo também avalia o uso de proteínas que podem potencializar a resposta do organismo e contribuir para uma cicatrização mais adequada.
Conheça
Cirurgião-dentista, mestre em periodontia e especialista em implantodontia e periodontia, Rodrigo Martins é doutorando em implantodontia, coordena o Serviço de Odontologia Clínica do HGP e está em licença para finalizar a formação. O doutorado é realizado na Universidade de Guarulhos, com etapa de pesquisa na Harvard School of Dental Medicine. Atualmente, ele é orientado por profissionais de reconhecimento mundial, como o Dr. Jamil Shibli e o Dr. David Wu, apontado como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de novas tecnologias de regeneração óssea.
Comentários (0)