A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (Prograd/UFT), por meio da Comissão Permanente de Seleção (Copese), publicou no início da noite desta quarta-feira (30) o Edital de Abertura da Segunda Edição de 2025 do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins. As inscrições começam no dia 7 de agosto e seguem até o dia 10 de setembro. Já os pedidos de isenção podem ser feitos nos dias 7 e 8 de agosto mediante apresentação de documentos comprobatórios estipulados no edital.
O edital e todas as demais informações referentes a esta edição do exame podem ser acessadas na página www.uft.edu.br/exato20252, no Portal UFT. As novidades também podem ser acompanhadas no Instagram @acessoexato.
A nota do Exato habilita estudantes a participarem de processos seletivos da própria UFT e também das outras duas insitituições federais de ensino superior do estado - a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO). Assim, junto com o Enem/SiSU, o Exato representa a principal forma de ingresso no ensino superior público no território tocantinense.
A prova do Exato 2025 - 2ª edição será realizada no dia 19 de outubro, em 14 municípios do estado do Tocantins onde há câmpus de pelo menos uma das três instituições conveniadas (veja a lista abaixo).
Podem participar do Exato estudantes que já concluíram a Educação Básica ou que estejam cursando qualquer uma das séries do Ensino Médio, de qualquer parte do país. As inscrições custam R$ 70, mas estudantes de baixa renda que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsistas na rede particular, inscritos no CadÚnico, indígenas e quilombolas podem solicitar isenção para realizar a prova gratuitamente.
Uma prova, milhares de oportunidades
Como o Exato não é um processo seletivo em si, e sim um exame de habilitação, o edital não prevê vagas, ou mesmo cotas. Ao se inscreverem, os estudantes não escolhem curso, instituição em que desejam estudar ou modalidade de concorrência. Eles escolhem apenas a cidade onde desejam realizar a prova, independentemente do câmpus onde pretendem estudar no futuro.
Contudo, é esperado que as instituições aderentes ao Exato divulguem nas próximas semanas os quadros de vagas com a previsão de oferta dos editais dos processos seletivos pela nota no Exato para ingresso no próximo semestre letivo (2026/1) que serão lançados posteriormente.
Na UFT, metade do total de vagas para novos ingressantes será ofertada pela nota do Exato, no PS Exato, e a outra metade pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Já o IFTO anunciou que 100% das suas vagas nos cursos superiores passarão a ser ofertados pelo Exato. A UFNT ainda está discutindo a destinação de suas vagas aos diferentes processos seletivos, mas confirma que, assim como a UFT, terá o Exato como uma de suas principais formas de ingresso.
Outro ponto a ser esclarecido é que cada instituição pode definir no edital dos processos seletivos seus próprios critérios, inclusive se aceita ou não notas de edições anteriores do Exato. No PS Exato da UFT o estudante pode utilizar notas de qualquer uma das edições do exame realizadas até agora e, se fizer mais de uma prova, pode optar pelo seu melhor desempenho na hora de concorrer a vagas.
Documento digital passa a ser aceito no dia da prova
O edital do Exato 2025 - 2ª edição não traz grandes mudanças em relação às duas edições anteriores do exame já realizadas. Entretanto, uma novidade se destaca: pela primeira vez em processos realizados pela UFT, os participantes poderão apresentar documentos em formato digital para confirmar a identidade e ingressar no local de prova. Até então, apenas documentos em formato físico eram aceitos.
Importante destacar, contudo, que os documentos digitais só serão válidos se exibidos nos próprios aplicativos oficiais e tiverem foto do participante. Prints (reproduções) de telas ou fotos de documentos não servem para esta finalidade de identificação.
Obras indicadas estão disponíveis para acesso gratuito
Outra mudança importante no edital é que as obras de literatura regional indicadas nesta edição do exame fazem parte do catálogo da Editora da UFT e, assim, estão acessíveis a todos os participantes de forma gratuita.
O download das obras pode ser realizado diretamente na página da EdUFT, no Portal UFT.
A Copese esclarece que as obras indicadas não são obrigatórias, mas que, como agora todas estão acessíveis, poderão ser mais cobradas na prova.
Além disso, reforça que o conteúdo estabelecido no edital para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias prevê a literatura brasileira, portuguesa, indígena, africana, latino-americana e tocantinense entre seus objetos de avaliação. Assim, é esperado que outras obras fora da lista de indicações apareçam entre as questões.
Municípios onde haverá aplicação de prova:
Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis
Comentários (0)