Coren denuncia assédio e sobrecarga contra técnicos de enfermagem; SES repudia

Conselho afirma que empresa terceirizada tem sobrecarregado técnicos no HGP. Em nota, a SES afirmou que "não compactua com qualquer tipo de assédio".

Crédito: Loise Maria/DPE-TO

O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) emitiu na sexta-feira, 30, nota repudiando assédio moral cometido contra uma técnica de enfermagem que atua na UTI Adulto do Hospital Geral de Palmas (HGP), administrado pela Associação Saúde em Movimento (ASM).

 

De acordo com o Coren, a profissional registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) relatando a coação praticada por funcionária, que quis obrigá-la a prestar assistência simultânea a três pacientes que deram entrada em estado grave na UTI do hospital. Pelas normas do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), um técnico de enfermagem não pode atender a mais de dois pacientes simultaneamente nos serviços de UTI. O Coren explicou que "diante da recusa em infringir a normativa do Cofen e colocar em risco a vida dos três pacientes, a técnica de enfermagem foi assediada moralmente pela funcionária do RH e por isso decidiu registrar o B.O. na Polícia Civil".

 

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) disse que os serviços prestados são terceirizados e que não compactua com qualquer tipo de assédio. "A pasta orienta que a profissional realize denúncia formal, para que seja possível tomar as medidas administrativas cabíveis", diz um trecho da nota.

 

Ainda em nota, o Coren-TO prestou apoio e solidariedade à técnica de enfermagem e pediu que o Ministério Público do Trabalho (MPT) garanta que ela não seja submetida a qualquer tipo de retaliação no trabalho em razão das denúncias.

 

Nota - Secretaria de Estado da Saúde

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que os serviços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais estaduais são terceirizados e que não compactua com qualquer tipo de assédio.

 

A Pasta orienta que a profissional realize denúncia formal, para que seja possível tomar as medidas administrativas cabíveis.

 

Servidores, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e população de forma geral, podem usar a Ouvidoria para fazer denúncias, reclamações e elogios. O processo é sigiloso e pode ser feito no  0800 642 7200 ou (63) 3218-3385, e-mail: ouvidoria.sus.to@gmail.com e whatsapp: (63)3218-2025.

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