Correios suspendem serviços e garantem que movimento ganha força no Tocantins

Serviços como Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Disque-Coleta estão suspensos em função da greve. O presidente do Sindicato, José Aparecido Rufino, garante que o movimento ganha força no Estado.

Os Correios no Tocantins divulgou nota informando que em função da greve parcial em São Paulo e Região Metropolitana, Tocantins, Distrito Federal e Paraná, estão suspensas nestes locais desde o dia 19, os serviços com hora marcada, como entrega do Sedex 10, Sedex 12, Sedex hoje e o Disque-Coleta.

 

A empresa informou também que para garantir a entrega de cartas e encomendas, a população poderá adotar medicas como a realocação de empregados das áreas administrativas, contratação de trabalhadores temporários, realização de horas extras e mutirões nos finais de semana.

 

Movimento ganha força

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Tocantins, José Aparecido Rufino, informou ao Portal T1 Notícias que a adesão ao movimento vem crescendo. “Em Porto Nacional e Pedro Afonso as agências estão fechadas e o movimento está ganhando força no Estado”, sustentou.

 

Rufino admitiu que a greve iniciou com pouca adesão porque havia a expectativa de um acordo na audiência de conciliação realizada na manhã de quarta-feira,19, no Tribunal Superior do Trabalho, o que acabou não acontecendo.

 

De acordo com o presidente, a partir desta sexta-feira (21) a categoria vai montar acampamento em frente do Centro de Distribuição dos Correios, na Avenida Theotônio Segurado.

 

Ação na Justiça

Em relação à intenção da empresa de contratar trabalhadores temporários para substituir os grevistas, o presidente do Sindicato afirmou que isto é ilegal.

 

“Se isto acontecer vamos entrar com ações na Justiça para impedir estas contratações. Na greve passada quando isto aconteceu, houve vários casos de correspondências que foram queimadas e não foram entregues aos destinatários pelos terceirizados”, denunciou Rufino.

 

Correios negam fechamento de agências

Mesmo diante das informações repassadas pelo Sindicato, a Diretoria Regional dos Correios no Tocantins negou o fechamento de agências por causa da greve dos funcionários.

 

De acordo com a empresa, todas as agências estão funcionando e contas como água, luz, telefone e outros serviços podem ser efetuados normalmente nos Correios.

 

Funcionamento

Ainda de acordo com a empresa, os serviços do Banco Postal estão funcionando normalmente, inclusive a abertura de contas bancárias. A única restrição são os depósitos e pagamentos em cheque que não estão sendo realizados devido à greve do Banco do Brasil.

 

No Tocantins, de acordo com os Correios, são 736 empregados e não 750, como informou o presidente do /Sintect-TO.

 

Comentários (0)