Corrida eleitoral na OAB já movimenta bastidores com pré-campanha de três advogados

Juvenal Klayber, Gedeon Pitaluga e Célio Henrique Rocha são os três pré-candidatos a presidência da OAB, conforme apurou o T1.

Três já percorrem a OAB divulgando seus nomes
Descrição: Três já percorrem a OAB divulgando seus nomes Crédito: Montagem

A corrida eleitoral para a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins (OAB-TO) já movimenta os bastidores. Três pré-candidatos já se lançaram: Juvenal Klayber, Gedeon e Célio Henrique Rocha, este último é o candidato da atual gestão. O processo eleitoral ocorre apenas em novembro.

 

Ouvido pelo T1, o candidato Juvenal Klayber, que se apresenta como uma chapa alternativa a atual gestão, informou que fará o lançamento de sua campanha no próximo dia 31, em Palmas. “Nós temos um grupo alternativo a atual gestão. Já fizemos alguns contatos e estamos colocando o nosso nome”, contou sobre como está a pré-campanha.

 

Juvenal disse que o grupo ainda está sendo montado com a principal missão de lutar pela valorização do advogado, “que nós entendemos ser a absoluta prioridade dentro da OAB”. O compromisso do candidato é também pelo resgate de algumas missões primordiais da Ordem e exemplificou com o cuidado com os advogados e o combate àqueles que contrariam as prerrogativas da classe. Outra proposta é maior proveito da escola superior da advocacia, para qualificar advogados em todo o estado, interiorização da Ordem e o retorno do Baile do Rubi, além de manter o atual formato do Dia do Advogado. “Nós tentaremos melhorar aquilo que nós entendemos que a gestão não assiste atualmente ao advogado”, finalizou.

 

O pré-candidato apoiado pela atual gestão, Célio Rocha, informou ao T1 sua intenção de “sustentar o compromisso que temos hoje, que é com a defesa das prerrogativas da advocacia, manter também  os nossos compromissos de eficiência administrativa, transparência na condução da Ordem , continuar com a pauta cidadã defendendo a sociedade e cada vez mais abrir as portas da OAB para advogados e advogadas que queiram participar”, declara.

 

Em pré-campanha pelo estado, Célio Rocha afirmou que está conversando com a advocacia, “visitando as subseções no interior, conversando com a advocacia da capital, privada, pública, em todos os seguimentos e queremos ampliar, oxigenar o grupo da atual gestão pra continuar o bom trabalho que tem sido executado”.

 

A candidatura do Gedeon Pitaluga representa, segundo a sua equipe, "a vontade de um grupo, que deseja uma OAB totalmente independente institucionalmente, sem vínculos políticos-partidários e com um claro esforço em defesa da advocacia e de suas prerrogativas", afirmou em nota enviada ao T1.

 

Eleições

 

As eleições na OAB acontecem na segunda quinzena de novembro, cada chapa deve ter 70 nomes para concorrer. O processo eleitoral começa com 45 dias antes. O edital ainda será publicado.

 

A OAB conta atualmente com cerca de 9 mil filiados, entretanto pouco mais de 6 mil podem votar. Os demais estão impedidos por motivos diversos.

Comentários (0)