Nesta quarta-feira, 17, durante a 2ª Reunião da Câmara Técnica de Gestão do SUS, ocorrida em Palmas, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO) assumiu um papel conciliador ao abordar a problemática da regulação de pacientes no Estado, assunto que tem sido amplamente discutido na última semana.
O encontro contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins, de representantes do Comitê Executivo para Monitoramento das Ações da Saúde no Estado do Tocantins (CEMAS-TO), Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO), Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO), entre outras autoridades.
Durante a reunião, o presidente do Cosems-TO, Rondinelly Souza, enfatizou a necessidade de encontrar soluções efetivas para o problema da regulação. Em sua fala, ele ressaltou a importância de identificar e resolver os pontos que estão comprometendo o atendimento à população, visando evitar perdas de vidas devido a problemas no sistema de regulação.
Uma das propostas apresentadas foi a reformulação de uma resolução que trate especificamente da regulação de pacientes. Com o objetivo de melhorar o sistema estadual de regulação, foi sugerido ainda a criação de um grupo composto por membros do Cosems, SES-TO, CRM-TO e outros, que seria responsável por criar, rever e aprimorar as diretrizes vigentes relativas a regulação de pacientes.
Uma solicitação específica feita pelo Cosems-TO foi a de entrada do Conselho na comissão técnica para enfrentamento dos problemas de regulação, iniciativa estabelecida recentemente pelo Governo do Estado. “Essa participação é fundamental, pois o Cosems, como órgão representativo de todas as gestões de saúde municipais, pode auxiliar nas demandas gerais das cidades, especialmente aquelas em que Palmas atende pacientes de outros municípios, fortalecendo assim o princípio da universalidade do SUS”, disse Rondinelly.
"O Cosems está empenhado e faremos a nossa parte e tudo o que estiver ao nosso alcance para resolver esse problema. Queremos garantir que nenhuma vida seja perdida devido a falhas na regulação", completou o presidente do conselho, reforçando o comprometimento da instituição em buscar soluções efetivas para essa questão.
A reunião da Câmara Técnica do SUS proporcionou um espaço de diálogo e busca de consenso entre os envolvidos, visando aprimorar o sistema de regulação de pacientes no Estado.
Comentários (0)