Cosems chama secretários e discute sobre regulação de vagas no SUS nesta quarta

Em meio a polêmica e matéria em rede nacional apontando mortes no Tocantins por falta de regulação de vagas, Saúde chama reunião do Cosems para esta quarta-feira, às 14h.

Crédito: Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins

A regulação de vagas no Estado do Tocantins é tema de uma reunião do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems), que acontece nesta quarta-feira, 17, a partir das 14 horas.

 

O encontro de secretários municipais de saúde ou seus representantes acontece no Auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde e deve colocar em pauta a situação emergencial que tem sacrificado vidas tocantinenses na fila de espera por vagas no HGP.

 

A regulação de casos graves para hospitais regionais com estrutura inferior também deve entrar em pauta. Reclamação neste sentido foi feita pelo deputado estadual Fabion Oliveira na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 16. Ele reclama que casos graves, que deveriam ser regulados para Araguaína, têm sido encaminhados para Augustinópolis.

 

Em Palmas, 12 mortes e 42 são pacientes de fora da capital

 

O SER, Sistema que computa óbitos de pacientes que não conseguiram ser regulados a tempo para o HGP, aponta 42 mortes em um ano. A última é da dona de casa Aurilene Lima da Silva, registrada no Sisreg de Colmeia, e que foi a óbito com suspeita de dengue hemorrágica na UPA Sul na semana que passou.

 

Outros municípios do Estado, a exemplo de Miracema, têm listas extensas de pacientes que vieram a óbito aguardando vaga, o que mostra que o problema não é só da Capital do Tocantins.

 

O governador Wanderlei Barbosa determinou a criação de uma comissão para discutir o assunto no âmbito do Estado.

Comentários (0)